setembro 22, 2013

Agridoce

                      

tenho dias em que resmungo - e muito - contra a minha condição de mulher, uma condição que me faz sentir gata borralheira quase a tempo inteiro. para os diabos a casa, as tarefas, a roupa, a cozinha, o pátio, a garagem, tudo o que me tira o tempo para explorar e aproveitar a natureza no seu esplendor. ontem e hoje estiveram dias magníficos, que ainda convidam à areia e ao mar, ao sol e às árvores, à ria (mesmo em frente) e aos campos (praticamente ao lado), ao sentir livre e regenerador que é percorrer os trilhos naturais. estiveram dias maravilhosos e eis que se me cola o limpar, arrumar, organizar, preparar refeições, e mais verbos tarefeiros acabados em ar, um rol de coisinhas chatas que podem saber bem  - a saberem - apenas em dias mais frios, chuvosos, caseiros e recolhidos. o verão, ainda que pelo outono adentro, atira-me para fora de portas, o caráter solar foge das quatro paredes, e o resto, a rotina, impede-me de usufruir da natureza como gostaria.  
tenho dias em que me sinto uma privilegiada, porque o sou. nesses dias maravilho-me com o que vejo em redor. como queixar-me? uma natureza plena, magnífica, cerca-me a existência, uma (para mim) elevada qualidade de vida faz-me alegrar pela escolha do lugar onde estou, olho e preencho-me, sorrio, contemplo e absorvo cenários e estímulos revitalizantes sem os quais já não posso passar. não me canso de maravilhar com o mundo, com o natural que há no mundo, com o meu pequeno mundo. que engloba também o meu pequeno. o encantamento é perene, se olhar à minha volta, havendo tempo para olhar. talvez por isso, quando não há, me sinta como no parágrafo acima. não gosto que me roubem o tempo para as minhas explorações natureza adentro. para as minhas explorações, sejam elas quais forem. mas eu estava na fase do encantamento. que não se quebre, ao menos, neste parágrafo. 
e assim vão os dias, entre a resmunguice e o deslumbramento. venero setembro, por isso o deslumbramento e a resmunguice.

6 comentários:

  1. Também tenho dias assim. Daqueles em desejaria abanar o narizinho e aparecer tudo limpo, arrumado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Os meus não são poucos :) Sou uma resmungona que prefere outro tipo de trabalho, mais mental:)

      Eliminar
  2. :) Não estou sozinha, está visto:)

    ResponderEliminar