setembro 13, 2013

Manhã resplandecente


O pequeno entrou hoje na escola primária (o 1º ciclo dos tempos modernos). É - foi - um dia de grande alegria, entusiasmo e importância que não deixei de lhe passar. Senti-me muito feliz, é verdade, e achei muita graça. Sorria de orelha a orelha enquanto ele me apertava a mão no átrio, antes de entrar. Foi uma bonita manhã, ainda por cima com um radioso sol a saudar a chegada à escola. Não chorou - tal e qual como eu quando fui para a primeira classe - e portou-se impecavelmente nos momentos, breves, em que entrei na sala de aula com ele e se sentou numa pequena carteira. Pudera. Passei estes dias - e o verão - a antecipar alegre e descontraidamente este dia, ao mesmo tempo que lhe dizia que era uma etapa especial da sua ainda pequena existência. Porque independentemente de como está a escola pública, submersa em águas que teimam em turvar, este é um dia para celebrar. É um grande momento e felizes são aqueles que dele podem usufruir. Há, em todo o mundo, crianças e jovens que querem aprender e não podem, por variadas e tristes razões. Alegrem-se alunos, portugueses e não só, por terem direito e hipótese de se sentarem nos bancos de uma escola e aprenderem. Celebremos as alegrias, os direitos e as conquistas. Das crianças, especialmente. Na escola e fora dela, a melhor sorte para o meu rapazinho e para todos os meninos do mundo.



(Este post não retira um milímetro à minha indignação pelo que está a acontecer a professores e alunos neste momento na escola pública. São demasiadas as mentiras, as injustiças porque demasiado más as condições em se que vai iniciar mais um ano letivo, para docentes e discentes. Irei escrevendo sobre isso, à medida que possa e que consiga. Um colossal equívoco ministerial que resulta num incrível retrocesso - mais um - neste país.)

6 comentários:

  1. Na idade da inocência todos os sonhos são possíveis.
    Que tenha êxito.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, jrd. Que bonita - e poética - frase, acima. São e temos de os fazer acreditar que sim.

      Eliminar
  2. Tudo de bom para o teu rapazinho, Fátima. E sim, são grandes dias estes... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla. São mesmo, é maravilhoso acompanharmos as etapas dos nossos filhos. O mundo visto pela segunda vez...

      Eliminar
  3. Desejo que o seu menino possa recordar os dias de escola como dias muitos felizes. Parabéns à mãe por esta conquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Helena. Celebremos estas pequenas grandes conquistas, sim. :)

      Eliminar