setembro 24, 2013

Out of Europe



Um dos meus filmes preferidos assenta numa relação que começou com a oferta de uma esferográfica - "he began our friendship with a gift", diz ela, em voz off. E depois fala da história de amor que a uniria a um homem e a um continente. Eterno, romântico, já aqui falei deste famoso filme uma vez ou outra antes.
Hoje ofereceram-me uma caneta. Foi numa papelaria, onde fui tirar fotocópias para os alunos, e o gesto pareceu-me uma simpatia, uma vez que sabem qual é a minha profissão. Não estava a sonhar com fazendas nem viagens, nem o resto, claro, era apenas uma generosidade e, por isso, apressei-me a agradecer, sorrindo, ah, obrigada, dá sempre jeito. Lá fora uma algazarra de microfones e pessoas pela rua. O rapaz sorriu, é sempre simpático, é verdade, e enquanto esperava pelo troco, rolei a caneta nas mãos para a ver melhor. Vejo umas coisas escritas, penso rapidamente que pena a caneta era tão mais bonita sem nada, e logo logo reconheço o símbolo de um partido político e respetivo nome. Ui, a desilusão. Era propaganda política, a combinar com as carrinhas, as bandeiras e a música lá fora. Não foi a generosidade que eu supusera. Não deixou de ser simpatia, se pensar que ele pensou que a caneta me fazia jeito, mas não deixou de ser campanha. Logo eu, que tenho escapado ao folclore autárquico, talvez como nunca até hoje, por várias razões. África está mesmo longe. 

10 comentários:

  1. Soube-me muito bem ler este texto, talvez porque já me aconteceu algo semelhante. Será que faz sentido introduzir aqui o 'there is no such thing as a free lunch?'

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As "cargas" dessas canetas secam rapidamente...

      Eliminar
    2. Ilusório, pois, como a pura generosidade quando o parece ser e não é . :)

      Eliminar
    3. Mas ela existe, Faty. Simplesmente, é cada vez mais difícil deparar com ela.

      Eliminar
    4. Existe, sim, Carlos. É isso mesmo.

      Eliminar
  2. Valeu, pelo menos, para recordares esse belo momento do filme. :) Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, esse filme, sei-o de cor :) E essa cena, estou a "vê-la" agorinha mesmo :)

      Eliminar
  3. Manuela Veigaoutubro 05, 2013

    Oh, desilusão...mesmo!

    ResponderEliminar