março 18, 2012

Tudo bons rapazes

 

Ontem vi duas notícias que têm algo em comum. Esse comum é o facto de serem ambas sobre dois atores. E dois atores que não fazem parte dos meus favoritos embora lhes reconheça beleza e até algum charme. Não são os meus galãs de eleição, quer no Brasil quer em Hollywood. Nunca me fizeram suspirar por aí além, embora possam ter papéis interessantes e ternos. Mas eles provam uma coisa engraçada. Provam que se pode admirar o caráter fora da tela mais do que o carisma dentro dela. Porque também há o contrário, muito frequentemente o contrário. Nomes que apreciamos na arte, nas suas variadas formas, mas depois cuja vida exterior, física, real é muito desapontante. E focamo-nos apenas então no seu trabalho, no prazer que nos dão, de diferentes formas.
Aqui, neste apontamento, é o oposto. Não sou grande fã de Reynaldo Gianecchini nem de George Clooney. Lindos e simpáticos mas que no écrã nunca me galvanizaram. (Eu sou muito Clive Owen, para falar em sedução cinematográfica atual.) Ontem comoveram-me, contudo. Fora da representação. O primeiro porque acaba de ultrapassar um cancro terrível, a morte do pai, também ele doente, e a assustadora confrontação com a sua própria possível e antecipada morte. E a dignidade com que falou do seu problema e a força que já o fez voltar aos palcos deixaram-me rendida. Exemplos de coragem humana, de luta pela vida, de sensibilidade pujante. O segundo porque foi detido devido às suas humanitárias convicções. Gosto disso em Clooney, é o de que gosto mesmo mais, a sua solidariedade empenhada, as preocupações fora do seu umbigo, para com desprotegidos, refugiados, famintos, doentes, perseguidos, indefesos, presos nas malhas de ditaduras ou catástrofes humanas e físicas. O que leva um ator sexy e apreciado por legiões de fãs a uma humilhação, que não o é apesar de tudo, a de ser algemado por ter uma voz? Tem a minha admiração como ser humano, como estrela que usa o seu poder e influência para chamadas de atenção e decisões que tardam ou não chegam.
Da próxima vez que os vir a representar, estarei mais atenta. O seu fascínio na tela pode não ser o meu género mas lembrar-me-ei daquilo que são e passam cá fora. Crescerão em encantamento, de certeza. E por falar nisso, longa vida para os dois rapazes.

29 comentários:

  1. Também acho notável a coragem de ambos, em 'frentes' díspares...

    Clooney usou de uma táctica muito interessante para chamar a atenção do Mundo para a causa Sudão... (pena que a imprensa na generalidade não tenha contextualizado e dado a conhecer ao Mundo realmente o que se passa na fronteira do Sudão norte/sul... :(

    Quanto ao actor brasileiro, nunca fui muito de novelas e por isso só fiquei a conhecê-lo quando teve um relacionamento com a veterana Marília Gabriela... e quando soube da notícia ocorreu-me uma coisa meio parva «logo com ele, que é um homem tão bonito?!» ... na verdade todos estamos sujeitos a estas coisas e o homem bonito agora ficou conhecido por ser, além de bem parecido, um lutador e vencedor... oxalá a vida daqui para a frente lhe sorria com a mesma beleza que o sorriso dele...

    ResponderEliminar
  2. Também acho notável a coragem de ambos, em 'frentes' díspares...

    Clooney usou de uma táctica muito interessante para chamar a atenção do Mundo para a causa Sudão... (pena que a imprensa na generalidade não tenha contextualizado e dado a conhecer ao Mundo realmente o que se passa na fronteira do Sudão norte/sul... :(

    Quanto ao actor brasileiro, nunca fui muito de novelas e por isso só fiquei a conhecê-lo quando teve um relacionamento com a veterana Marília Gabriela... e quando soube da notícia ocorreu-me uma coisa meio parva «logo com ele, que é um homem tão bonito?!» ... na verdade todos estamos sujeitos a estas coisas e o homem bonito agora ficou conhecido por ser, além de bem parecido, um lutador e vencedor... oxalá a vida daqui para a frente lhe sorria com a mesma beleza que o sorriso dele...

    ResponderEliminar
  3. É verdade, Dulce. Obrigada pela visita e beijinhos para a South Africa - tanto que me lembrei de si esta semana, tivemos uma apresentação sobre a África do Sul. Para a próxima peço-lhe sugestões! :) Boa semana a sul

    ResponderEliminar
  4. De facto, vencer uma luta contra um cancro é sempre algo de memorável! Infelizmente, já muitas pessoas tiveram de passar por essa grande prova e nem todas sobrevivem... Sabia da sua doença, mas não acompanhei notícias nem o regresso aos palcos. Em relação à vida privada, nem sei que diga... Ficou conhecido como companheiro da Marília Gabriela, o que poderá ter sido muito favorável para impulsionar a sua carreira. No Brasil, falava-se que, na verdade, ele era companheiro do filho dela... No comments!
    Para ser franca e não desvalorizando a dura batalha que o ator brasileiro enfrentou, o "bom rapaz" que me chamou mais a atenção foi o George. Há algum tempo que acompanho o seu trabalho de ativista e sei que, ao contrário de muitos que com trabalho humanitário pretendem sobretudo obter publicidade favorável, o George está neste luta pelo Sudão e não pela sua pessoa.Ele tem andado no terreno e arriscado a vida de cada vez que se desloca a este país. Além de charmoso, é um indivíduo inteligente e consciente do seu dever de ajudar o seu semelhante. O George tem revelado muita inteligência nos papéis que desempenha no ecrã ( já vi alguns filmes dele muito bons) e na vida real. Marla

    ResponderEliminar
  5. Em comum nos dois galãs do ecrã, pequeno ou grande, a beleza, a coragem e a força, ainda quem em campos distintos. Good fellas:)

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto dos dois em tudo! Lindos, simpáticos e bons rapazes. <3
    Sagi

    ResponderEliminar