março 02, 2012

Cá, ainda que lá


Fiquei hoje a saber que um ex-aluno é jornalista, tendo inclusivamente estagiado no Público. É o segundo que sei ter-se formado nesta área, de que eu tenha conhecimento.
Dele retenho o sorriso contagiante, a simpatia cortês, o trato gentil, a cabeleira loura, o aluno aplicado, a curiosidade ativa. Na memória mas também não desaparecido - afinal, somos amigos FB.  Não me tinha, contudo, apercebido de como o tempo, entretanto, passou, nem do percurso estudantil a nível superior e do seu incipiente percurso profissional. Fui reencontrá-lo através do seu blogue e que felicidade foi revê-lo em cenários inesperados por esse mundo que também amo, ao sabor da aventura da verdade, numa escrita que não pude reconhecer porque nunca a conheci em português. 
Por vezes desfilo aqui situações mais ou menos anedóticas ou menos ideais da vida de professor/a. Mas também há e haverá sempre espaço para relatar casos de sucesso que sejam dignos de registo, memórias de alunos que melhoraram os meus dias na escola, afetos que não se apagaram com a distância física. Muito jovem, ainda no básico, sentava-se na minha aula com prazer e alegria. E com prazer e alegria lhe ensinei um bocadinho mais de inglês. Está cá dentro, porque também sei que não me esqueceu, ainda que tantas vezes isso possa acontecer e tenha acontecido.
Nuno, este post é teu. Como é o teu futuro, o teu sorriso, a tua aura amarela e calorosa. Que os raios de sol estejam sempre contigo.

6 comentários:

  1. Querida professora,
    Que elogio! Não me pode estragar com estes mimos.
    É com grande carinho que recordo as suas/nossas aulas. Eu, quase sempre nas filas da frente, cheio de dúvidas para esclarecer e ansioso por intervir. Estava eu no sétimo e depois no oitavo ano. And I learned a lot with you, Mrs. Laouini!
    E alguns anos passaram, mas há memórias que não se apagam.
    O bichinho do jornalismo (e das viagens) já vem dessa altura.
    Obrigado por me ter iluminado os dias.
    Se há algum sucesso no meu ainda curto percurso, também o devo a si. For sure!
    Um grande beijo com o desejo de um dia nos voltarmos a cruzar.
    Muito obrigado pela honrosa distinção!

    ResponderEliminar
  2. :) Muitas felicidades, meu querido. Vou estar atenta ao teu blogue, seguir-te os passos:) Não agradeças nada, fui feliz por te ensinar e sou-o por saber que estás a percorrer um belo e ousado caminho. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Grande Nuno! :)

    Fabio Constantino

    ResponderEliminar
  4. São estes exemplos que nos fazem acreditar que vale a pena! :) Carla Correia

    ResponderEliminar
  5. Fabio, ele, tu e tantos outros continuam cá, comigo, in my heart. Mesmo lá, como é o teu caso, querido italiano de sempre:)

    ResponderEliminar
  6. Ah, Carla, então não? Não há-de ser o único bem sucedido, embora nem de todos tenha notícias, de todo. Foram tantos:) Mas há aqueles que foram ficando sempre mais, até porque nessas coisas o facebook faz milagres! :) E tu sabes bem isso. Beijinhos e obrigada por passares por cá.

    ResponderEliminar