dezembro 27, 2013

Pequena teoria da timidez

 
Ao almoço do dia de natal, calhou a conversa resvalar para o tema da timidez. Disse eu que a coisa melhora consideravelmente com a idade, experiência própria. As experiências, várias e a níveis variados, vão aniquilando, e felizmente, a timidez. E rematei com um toda a gente é tímida em alguma circunstância, em algum momento, em algum local. Mesmo os não tímidos (como atualmente sou, na maioria das vezes). As pessoas com quem abordava isto olhavam à espera que acabasse o meu raciocínio, uma delas, muito jovem, decerto aliviada por desdramatizar a sua confessa timidez. E acabei-o: todos somos tímidos quando não dominamos uma certa situação, quando é inédita para nós, quando estamos fora do nosso contexto, quando somos postos perante circunstâncias com as quais não estamos familiarizados, quando, por causa disto em separado ou em conjunto, sentimos a autoconfiança a fugir-nos debaixo dos pés. Desta forma, e já agora, lanço um desafio. Quem nunca foi ou se sentiu tímido que atire a primeira pedra. 

14 comentários:

  1. Pode não parecer, mas eu já fui (e em algumas situações continuo a ser) um pouco tímida. Medo de ridículo, desconforto, receio de não estar à altura...ou simplesmente o desconforto de não corresponder ás minhas próprias expectativas...talvez seja antes isto mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, penso que a timidez, frequentemente, pode advir da insegurança que se sente no momento. E esses medos, existem, em diferentes situações, em diferentes circunstâncias. Beijinho, Dina, obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Diga-me por favor se lhe acertei?
    É que, além de ser tímido, não tenho pontaria...
    :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouch! Acho que sim :) Afinal, tem pontaria, jrd :) :) Há um lado tímido em cada aquariano, é um facto :)

      Eliminar
  3. Aquariana apresenta-se! Sou uma aquariana tímida que disfarça muito bem, melhor, aprendi a disfarçar muito bem porque a profissão assim o exigiu, ou aprendia a disfarçar ou não teria futuro. Hoje tenho a certeza que a maior parte das pessoas que trabalha neste meio, quer sejam homens ou mulheres são bastante tímidos e acabaram por aprender a bem disfarçar.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é atriz, maria? ;) Estou a brincar, claro. Não sei qual é o seu meio, mas é um pouco isso - há quem disfarce, é uma arte :) Das boas :)

      Eliminar
    2. Actriz, não, nem pensar, apesar de achar que num dado momento todos o somos um pouco. Como optei por me manter no anonimato não faria sentido dizer qual a profissão que abracei desde os 23 anos. Digo apenas, que, de alguma forma, entro pela casa adentro de muitas pessoas diariamente e sem pedir licença, mas não sou de todo mal educada :D

      Eliminar
    3. Pois somos, era isso o que quis dizer. :) Eu tb sou :)

      Eliminar
  4. Concordo! A timidez tem, sem dúvida, a ver com insegurança! Essa insegurança acarreta timidez e, algumas vezes, até alguma agressividade! Lília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode ser fruto de insegurança, sobretudo a timidez e a insegurança do momento, de um momento e circunstância em particular. Embora haja personalidades tímidas, à primeira vez, e que não são automaticamente inseguras. :)

      Eliminar
  5. Concordo plenamente com o que escreveste Faty! Eu fui perdendo com o tempo e com as experiências (boas e más). Mas ainda há momentos/ situações em que a timidez volta! Susie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo é um excelente aliado contra a timidez e outras coisas mais. :)

      Eliminar
  6. Diana Oliveiradezembro 29, 2013

    Eu acho que a timidez nunca se perde completamente, mas conforme vamos crescendo e envelhecendo e, claro, vivendo, aprendemos formas mais ou menos pessoais de lidar com as situações que nos deixam desconfortáveis, para uns é o silêncio, para outros as piadas, eu confesso que sou bastante tímida em determinadas situações e que o facto de aparentemente lidar bem com uma situação por vezes é mais uma fachada que aprendi a erguer do que um sentimento de auto-confiança pleno. Não sei se faz muito sentido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fachadas, todos temos, Diana, não duvides. Apenas diferentes. ;)

      Eliminar