março 15, 2012

Esta terra (não) é minha

 República da Irlanda

 

Para muitos um filme como “Gladiador”, por exemplo, poderá ser considerado violento. Não é a minha opinião. Porque muito mais dolorosa do que a violência física na tela, será a opressão psicológica presente em várias longa-metragens, como, por exemplo,The Field, dirigido por Jim Sheridan. Trata-se de um filme que ilustra uma Irlanda profundamente rural e anacrónica, avessa ao progresso e muito patriarcal.
A relação de domínio que McCabe (interpretado por Richard Harris) exerce sobre o seu filho é absolutamente castradora, tolhendo-o e incapacitando-o para qualquer laivo de vontade e vida própria. Há um toque animalesco em Tadgh (Sean Bean), como reflexo da ideia de paixões primárias que obviamente perpassa no filme. Torna-se ora odioso ora tocante ora penoso acompanhar a evolução da sua personagem. O resultado só podia ser a tragédia.
Este é também um filme sobre a terra e os milenares e inevitáveis conflitos que o apego a ela podem criar. A paisagem irlandesa, com muita chuva e lama à mistura, contribui, de resto, para a criação dessa atmosfera intempestiva, de emoções passionais, desabrigadas. Os rostos dos aldeões, de resto,  rígidos e assustadoramente fora do tempo, enfatizam a ideia de dureza, desabandono e fechada insularidade que caracteriza esta perturbante história.
O Recado, ESAP, Maio 2009 (pré AO)

Sem comentários:

Enviar um comentário