novembro 13, 2012

Com os olhos postos



1. O vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa
Quase patético, de pouca qualidade estética e tecnológica, ao estilo amador, e extremamente provinciano. Ainda que possa ser verdadeiro factualmente numa passagem ou noutra, é provocatório para os alemães (uma vez que o povo português não tem culpa pelo estado atual das coisas, que culpa tem o povo alemão das políticas da sua líder?), assenta numa certa superioridade moral (aquela de que nos sabemos manifestar, por exemplo, deixou-me em fúrias) e ao mesmo tempo tosco (zé povinhos e afins). Reprovado, claro. Lá e cá.

2. A visita de Merkel vista pelo povo
Por favor não me façam entrevistas aos tugas semelhantes àquelas que ouvi ontem. Parece que escolhem os piores e o pior é que estes existem. "Tudo isto por causa de uma mulher", ouvia-se. Não sei se com esta tirada a senhora expressava a vontade de terem vindo mais mulheres ou ou se desejava que tivesse vindo um homem. E outras pérolas do género. Mas aquela que leva o prémio da intolerância foi "ela que vá para a terra dela", uma pequena amostra do mais pequenino espírito xenófobo misturado com uma ignorância de fazer dó. Políticas à  parte, por vezes, não se pode mesmo ouvir o povo.


3. O filme sobre Aristides de Sousa Mendes
Vi e gostei mas esperava mais. Penso que a estratégia narrativa não foi a melhor porque a história aparece praticamente contada na terceira pessoa e as atenções acabam por se desviar em demasia para essa personagem, a do maestro judeu que conheceu o Cônsul quando tinha 14 anos. Esperava uma abordagem mais biográfica e não apenas ver Aristides a passar vistos,embora mostrando força moral e coragem em desobedecer a Salazar. Mas soube-me a pouco - faltou explorar o seu percurso após a "queda" e, desta forma, provavelmente glorificá-lo um pouco mais. Aí, o cinema de Hollywood sabe-la toda. 

4 comentários:

  1. O Marcelo quer protagonismo para ver se é desta que se candidata, mas perdeu a noção do ridículo.
    Quanto à "lista de Schindler" à portuguesa veremos se 'iremos ver'...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O vídeo é ridículo, mesmo,jrd.
    Quanto ao filme, não cria um mito.(Também não sei se era a intenção,mas o cinema tem o poder de o fazer.)

    ResponderEliminar
  3. O vídeo sobre um povo de labregos com o qual não me identifico, está reprovadíssimo! E ver o Marcelo a apoiar tal "chef d'oeuvre" deixou-me atónita...
    "Parece que escolhem os piores e o pior é que eles existem." Adorei! Estiveste no teu melhor!
    Quanto ao filme, já percebi que ficou aquém. Não tinha de ser uma obra "hollywoodesca" (tenho vistos filmes independentes e são do melhor!), mas concordo plenamente com a abordagem biográfica que focasse a sua queda, as consequências dos seus nobres atos, a vida / morte na miséria. Pena! Marla

    ResponderEliminar
  4. O nosso jardim à beira mar plantado :)

    ResponderEliminar