novembro 19, 2012

Claramente não


Sou absolutamente contra a publicidade nos canais infantis. O mundo mágico das histórias e dos desenhos animados não se compadece com assaltos consumistas que fomentam nos miúdos ânsias de compras e caprichos que se criam a partir dos anúncios. Ainda por cima, sobretudo para os rapazes, há estratégias publicitárias que me parecem demasiado agressivas e, pior, os brinquedos anunciados também são agressivos (e extremamante caros para aquilo que valem, já agora). O Canal Panda é disso exemplo. Deveria haver leis que regulamentassem esta situação, independentemente de serem televisões por cabo. Aos pais interessará o que há de novo no mercado, digo eu, mas tal publicidade apareceria nos canais generalistas. Não são as crianças que têm de ser educadas desta forma, iniciadas no consumismo desde cedo num canal que é para elas. Brincar significa ser livre, explorar a imaginação, e não reagir inocente e caprichosamente a estímulos de marketing desadequados para estas idades. Tenho um pequeno e sei do que falo, certamente que outros pais dirão o mesmo. Um claro não a uma aposta no consumo, ao invés da aposta na saudável brincadeira e devaneio que é, afinal, o mundo encantador das crianças .

2 comentários:

  1. Abaixo a publicidade para a pequenada!
    Se já os adultos caem facilmente nas malhas deste "polvo" que lhes impinge iPhones e outros produtos absurdamente caros, o que dizer dos miúdos que são presas fáceis e não entendem estes meandros? Além disso, os clichés abundam na publicidade: empurram os meninos para a agressividade com jogos violentos, armas e "rambos" de plástico e as meninas paras as barbies e pinturas. Deixem as crianças ser crianças e escolher os seus caminhos! Marla

    ResponderEliminar
  2. Completamente. Ainda agora o meu pequeno estava a dizer-me quero isto e isto e isto à medida que passava a publicidade no Canal Panda. Muitas vezes me interrogo se o devo deixar ver este canal - também tem desenhos animados agressivos, porque é para todas as idades, ao contrário do Jim Jam, que é para os mais novos e é super didático. Mas depois não ficava com as referências dos amiguinhos... Enfim, devia pegar-se no canal e dar-lhe uma grande volta.

    ResponderEliminar