setembro 29, 2012

Naturalmente Maori


Nova Zelândia


                         


A Nova Zelândia, como pôde ser visto nos filmes “O Senhor dos Anéis” e “O Piano” de Jane Campion, tem paisagens absolutamente diversas e fascinantes. Bem lá em baixo (down under), esperam-nos umas boas horas de avião para avistar esta ilha de contornes únicos. Estamos perante um país moderno, democrático (foi o primeiro país a dar o voto às mulheres, por exemplo), progressista. A sua população parece viver em harmonia, combinando-se a cultura branca (originaria e maioritariamente anglo-saxónica) com a cultura nativa. Os Maoris participam ativamente em diferentes áreas da sociedade da Nova Zelândia.
                                      
Os primeiros encontros entre europeus e Maoris nem sempre foram pacíficos. Os exploradores Tasman e Cook tiveram, de resto experiências muito diferentes. Ao longo do tempo os Maori foram sofrendo com as guerras e epidemias e não só perderam população como lhes foi confiscada terra.
Atualmente, e desde umas décadas a esta parte, há uma reabilitação da sua cultura, reconhecendo-se não só a sua importância histórica como a sua criatividade nos campos da dança, música, escultura, canto e outras manifestações artísticas. De qualquer forma, permanecem ainda algumas diferenças económicas e sociais entre este grupo e outras etnias. 
                                                                                             
Jornal O Recado, ESAP

5 comentários:

  1. Não é a Nova Zelândia, mas sim nós é que estamos de "pernas para o ar".
    :)

    ResponderEliminar
  2. Além do Brasil, considero a Nova Zelândia um dos mais belos países em termos de paisagens naturais. Prova disso, são as fantásticas imagens do "Senhor dos Anéis".
    Tenho a sensação de que a situação dos Maoris é bem mais satisfatória do que as situações mal resolvidas dos índios norte-americanos e dos aborígenes australianos, que atualmente enfrentam ainda graves problemas sociais...
    Para seu bem, os maoris conseguiram assimilar e integrar-se na cultura estrangeira, sem perder a sua, e isso facilitou-lhes muito a vida. Marla

    ResponderEliminar
  3. Um país belíssimo, pelo que parece. Tive um professor universitário de lá que foi o melhor de todos. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sei, também foi meu. :) Marla

    ResponderEliminar