janeiro 05, 2014

O melhor dos melhores


Cristiano Ronaldo vai ser condecorado pelo PR. E parece que há uma carta que lhe foi dirigida, não sei se apenas nas redes sociais ou não, em que lhe pedem para refutar a honra. Que o deve fazer se se considera português é mais ou menos o que lhe é pedido. Não faço ideia de quem partiu esta iniciativa nem quantos aderiram ou concordam. Pessoalmente penso que ninguém pode exigir algo deste género baseado no sentimento de ser português, deixando alguém de o ser porque não faz o solicitado. Tem direito ao prémio, merece-o, gostando ou não de futebol e apreciando ou não o jogador (confesso que a sua recente definição de mulher perfeita, "corpo espetacular e beleza", só o fez descer pontos na minha escala de valores mas também não deve ser seguramente o único). Obviamente que se o fizesse de livre e espontânea vontade (tantos outras figuras nacionais e mundiais já refutaram prémios) registaria uma atitude superior, de sensibilidade social e solidariedade nacional, mas também devemos não esquecer que CR não é uma figura engagé, a sua ´arte´ está acima de elitismos sociais ou intelectuais, é apenas um grande jogador que concentra em si todas as atenções, veio do nada e chegou longe, personifica uma espécie de sonho mais que americano porque global, houvesse muitos como ele e o mundo seria mais feliz. Por mim, CR vai aceitar, e com satisfação, o prémio e nós satisfeitos estaremos não porque quem entrega o prémio é o PR de quem claramente não gostamos mas porque é um prémio português para um português que leva o nosso nome muito para além das nossas fronteiras. 



Adenda: Agora escuto que faleceu Eusébio, o maior de sempre, também em humildade, simplicidade e serena afetividade. Não consigo travar uma tristeza em mim pelo jogador, homem e símbolo que se foi para sempre. Se Cristiano lhe dedicar o prémio ficarei - ficaremos? -  um bocadinho mais feliz com essa condecoração. 

4 comentários:

  1. Apenas comento a adenda. Não por qualquer manifestação de clubismo. mas porque o seu conteúdo fala por mim.
    Um beijo comovido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, havia uma frase no meio das flores e das coroas junto à sua estátua que resume tudo: Eusébio é de todos nós.

      Eliminar
  2. E se os portugueses se juntassem para fazer algo de mais concreto e profícuo pelo país?! Em vez disso, têm ideias brilhantes como esta, como se isso fosse alterar o estado da nação! Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito, Marla. Criticar é fácil, agir já não...

      Eliminar