dezembro 06, 2012

La belle et l´ époque



Ao que parece os filmes de época nem eram da sua preferência, de todo. No entanto, colaram-se-lhe e bem, muito bem. De resto, ninguém bate as britânicas no écrã, grande ou pequeno, se viajarmos pelo passado e se fizermos incursões pela literatura clássica. Estes são tipos de filmes que me têm geralmente sentada na plateia ou no sofá (engraçado como não sou conservadora, digo eu, mas também não sou por aí além avant-garde, ainda estou para saber que mistura é esta). E há, de facto, personagens que ganham uma esplendorosa ainda que trágica existência em movimento e som por causa da interpretação de atrizes de primeira linha. Keira é uma delas, desde que a vi em "Rei Artur" e "Orgulho e Preconceito". O rosto, na minha opinião, é fantástico, mesmo se transfigurado por histórias de dolorosa experiências ou angústias. Há uma elegância, uma luz, um fulgor de juventude e sensível solidez que se entrelaçam, criando ângulos de beleza cinematográfica para quem gosta da estética clássica, do romantismo e de outros atributos do cinema de época. Faz parte das atrizes da nova geração de que gosto mesmo.

6 comentários:

  1. E uma força no olhar!
    Concordo plenamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela atriz da nossa época - ainda que nos faça visitar outras:)

      Eliminar
  2. Filmes de época são os meus preferidos desde sempre. E o «Orgulho e Preconceito» foi assim qualquer de muito bom:)

    É a tal elegância, a envolvência, o charme. O jogo de sedução que acontece entre os personagens e as pessoas que assistem, e que escapa a outro género de filmes. Maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Maria, este tipo de filmes arrebata facilmente (quando bem feitos, claro) o coração feminino, não é? :)

      Eliminar
  3. Também gosto muito da Keira. As suas personalidades costumam revelar simultaneamente uma força e fragilidade incríveis! Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, irresistível essa mistura, em quem quer que seja!:)

      Eliminar