dezembro 21, 2012

A menina do mar


"Eu sou uma menina do mar. Chamo-me Menina do Mar e não tenho outro nome.  Não sei onde nasci. Um dia uma gaivota trouxe-me no bico para esta praia. Pôs-me numa rocha na maré vaza e o polvo, o caranguejo e o peixe tomaram conta de mim.  Vivemos os quatro numa gruta muito bonita. 

Quando a maré está vazia brincamos nas rochas, quando está maré alta damos passeios no fundo do mar. Tu nunca foste ao fundo do mar e não sabes como lá tudo é bonito. Há florestas de algas, jardins de anémonas, prados de conchas. Há cavalos marinhos suspensos água com um ar espantado, como pontos de  interrogação. Há flores que parecem animais e animais que parecem flores. Há grutas misteriosas, azuis-escuras,roxas, verdes e há planícies sem fim de  areia branca, lisa. Tu és da terra e se fosses ao fundo do mar morrias afogado. Mas eu sou uma menina do mar. Posso respirar dentro da água como os peixes e posso respirar fora da água como os homens."




As histórias dos livros e da música que nos deixam pintar o mar...

10 comentários:

  1. Que bonito, Fátima! Adoro a Menina do Mar, como gosto de tudo o que é de Sophia. De repente este seu post faz-me ter saudades de estar em silêncio em frente ao mar, relembra-me aquele poema:" Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim/ a tus beleza aumenta quando estamos sós..." e devolve-me um bocadinho de paraíso.

    Beijinho
    Isabel Mouzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Sophia e adoro Vangelis - dueto improvável, mediterrânico - o mar e verão mais sublime de todos - e supostamente poético aqui:) Bisou

      Eliminar
  2. Uma história muito bonita. Cheia de sabedoria...

    Boas Festas

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, jrd:) Ainda passarei pelo bth, espero tirar um tempo - bom - para desejar esses votos nos blogues de que gosto e de pessoas de quem gosto:)

      Eliminar
  3. ADORO O TEXTO E A MÚSICA!
    FESTAS FELIZES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rosa! Ainda passarei pela sua casa, também :) Lá, retribuirei**

      Eliminar
  4. Texto delicioso. Quanto à música, não é necessário dizer rigorosamente nada. É só deixar-se ir... Perfeito!
    Um excelente Natal Fátima:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras em relação ao post e pelos votos, maria. Aguarde a minha visita ao amanhecer... mas não tardiamente :)

      Eliminar
  5. Como bem sabes, adoro o mar e a praia. E, naturalmente, a menina do mar!
    Surgiram recentemente alguns textos inéditos da Sophia. Partilho um pequeno extrato de um deles: "Assim, também nos longos verões das férias dessa época, o nosso pai dava sofisticadas canas de pesca, com pequenas bóias encarnadas que mostravam o menor toque. Acocorados no rochedo pouco, e às vezes nada, pescávamos. Puxávamos a linha antes do tempo, dávamos esticões e o peixe quase nunca ia no engodo. Mas nos rochedos próximos, os filhos dos pescadores com o anzol da drogaria e um cordel pescavam sem parar e enfiavam cachos de bressolhas contorcidas no gancho de arame. Por isso os pescadores chamavam aos seu trabalho "arte". Delicioso este retrato da infância! Traz-me logo recordações da minha, também passada na praia... Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhoso bocadinho, Marla. Sempre belas, as evocações da infância associadas ao mar...

      Eliminar