julho 01, 2012

Desinspiração

                                   
Andei a dar uma volta por blogues nunca dantes navegados. Femininos, popularérrimos - fiquei impressionada com o número de online users, de seguidores, de comentários, e senti-me a mais pequena das bloguistas. (Não sei, aliás, se gosto desta palavra, porque soa a intervenção que nem sempre faço, e ainda não a adotei como minha.) Impressionada com o sucesso, deveras. Sobretudo porque não fiquei impressionada com o conteúdo, o teor da linguagem, a ligeireza de algumas assunções. Era bom que fizesse parte desse mundo rosa, era. Tinha, decerto, mais leitoras. Sem posts sobre moda nem sobre talentos de fada do lar, as coisas ficam meio tramadas para o meu lado. Ainda por cima junho trouxe-me um kit desinspiracional de primeira linha como bónus não pedido. Está lindo, está. Sem tempo para ser uma intelectual como gostaria de ser (já estive quase, noutros tempos, já), nem os ditos lavores femininos, lá estou eu numa espécie de limbo que não cai nem para um lado nem para o outro. Isto de ser mulher feminina q.b. tem que se lhe diga. Se ao menos eu conseguisse ( quisesse?) desfiar um rosário mais íntimo dos meus dias. Mas nem isso. É por isso que a maior parte das mulheres que por aqui aparece são minhas amigas e colegas. Claro, leem-me com o coração e já vou cheia de sorte. Eu bem que deveria ter nascido homem... que não diz palavrão, já agora. Não posso aventurar-me mais na infindável blogosfera rosa ao domingo à tarde, deprime-me, está visto. Embora me tenha ajudado a escrever qualquer coisa, bem vistas as coisas. (Ora isso já é qualquer coisa).

13 comentários:

  1. Hum...
    Homem que não diz palavrão (mesmo que com pouca frequência)é mudo ou está "amordaçado".
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Decerto que os diria, se fosse homem:) Assim sendo, não digo - muito menos aqui, que não gosto:)

    ResponderEliminar
  3. Para ser grande sê inteiro. É isso que o seu blog é inteiro, bem escrito, reflectido. Nothing else matters.

    ResponderEliminar
  4. Helena, fiquei muito sensibilizada com estas palavras...Obrigada, foi importante para mim, nem imagina. Às vezes é difícil ser feminina q.b:) Gosto de viagens, de aventura, das coisas do intelecto (embora esteja longe do que queria ser atualmente),de refletir, e andar a passear por blogues que nada têm a ver com isso mas são mega populares com posts de moda e linguagem fácil, enfim... :) Um grande beijinho para si*****

    ResponderEliminar
  5. Fatinha, não se amofine. Os blogues que refe têm uma intenção comercial. As suas autoras vivem praticamente,e não é segredo porquanto já o referiram em entrevistas, das receitas geradas pelos blogues. Essa receita é tanto maior quanto o número de visitantes. É sabido que o leitor menos bom, e assumo o snobismo, procura o texto mais imediato, mais fácil. Nada de grave, é bom que haja leitura para todos.
    Não pense mais nisso.

    ResponderEliminar
  6. :) O que eu não sei de blogosfera, nem imaginava. Muito obrigada pelas suas palavras, cara Ivone, e pelas suas visitas. De vez em quando dão-me uns ataques de insegurança blogosférica, ainda por cima numa fase de total desinspiração (tenho estado muito menos online) Um grande beijinho para si também *

    ResponderEliminar
  7. Compreendo muito bem essa insegurança que te assolou depois de teres lido alguns blogues...mas agora está na hora de pegar outra vez o boi pelos cornos e continuar! Beijinho.Força!!!! :)

    ResponderEliminar
  8. O sucesso dos blogues não se mede pelo número de seguidores, mas sim pelo conteúdo do mesmo e da qualidade do blogger. É uma pena é que a maioria de alguns blogues com sucesso não alimenta o prazer de escrita, leitura e audiovisual. Coisa que o seu, pelo contrário, se pode orgulhar de fazer. Desinspirações e desmotivações todos temos, até mesmo os grandes artistas. E no entanto, mesmo completamente desinspirado e desmotivado, numa breve passagem por Portugal, Bob Dylan escreveu "Like a Rolling Stone", só e somente a considerada melhor música de sempre... ;)

    "Amateurs built the ark, professionals built the Titanic." :)
    Ricardo Rodrigues

    ResponderEliminar
  9. Bom, eu sou "home" e não digo palavrões (nem me sinto amordaçado). Quanto a falar de coisas "cor de rosa", confesso ainda maior desinspiração. E mais vale ser "ilustre desconhecido" que ser famoso(a) que nem essas que escreves e nada contribuírem para o bem deste nosso bonito mundo. Já tu, Faty, com a tua profissão sem glória(?) deixas trabalho feito para gerações vindouras - contribuis decisivamente para haver cada vez menos pessoas analfabetas que nem "essas aí que contam coisas de moda ou sobre fadas dos lares"... E "prontes" (adoro esta palavra), tenho tudo "dizido"!

    ResponderEliminar
  10. Regina, Ricardo, Filipe - obrigada pela força. :) Isto de ser um peixinho no meio do oceano cheio de tubarões tem que se lhe diga::))Foi só uma constatação e não vi porque não expressá-la. Agradeço a amizade e as visitas. Bem hajam

    ResponderEliminar
  11. Continua a partilhar comigo os teus pensamentos, as tuas dúvidas as tuas dissertações... Quanto à blogosfera rosa, vamos deixá-la para quem de direito... :)
    Nós continuaremos a debruçar-nos sobre "assuntos" a sério!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Ana, grande beijinho!!! É muito bom partilhar contigo isto e mais!*

    ResponderEliminar
  13. Amiga,a blogosfera sofreu um crescimento exponencial e não é fácil descobrir talentos na escrita como tu. O lado positivo é: quem te conhece tem o prazer da tua escrita; é como se esta fosse um tesouro bem guardado. Mas não querendo ser egoísta, gostaria de partilhar este tesouro com muitas pessoas. O lado mais escuro é: por um lado,muitas pessoas interessam-se por outros temas/ textos mais ocos e há o fator tempo e disponibilidade, que não abona a favor de muitos de nós... Marla

    ResponderEliminar