fevereiro 21, 2012

Parisien du Nord

França

Do álbum Meli Meli, um tema Rai cantado por Cheb Mami, e pelo rapper K-Mel. Cheb Mami faz parte de um conjunto de bem-sucedidos cantores de origem argelina que conseguiu grande sucesso em terras gaulesas. Primeiramente entre as comunidades imigrantes do Magrebe, mas depois também apreciados pela restante sociedade francesa.
Cheb Khaled e Cheb Faudel ( a palavra cheb significa jovem) são outros nomes de vulto, embora de idade algo díspar, sendo o primeiro apelidado de “rei”, que fizeram do Rai um estilo de música popular mas também erudito, dependendo da perspectiva, nomeadamente geográfica.
Rai significa “opinião”. Na Argélia, de onde é oriundo, este estilo causou controvérsia nos sectores mais tradicionalistas  pelas letras arejadas que continha e pelo estilo de vida mais moderno e descontraído a que apelava. Vídeos de Khaled foram claramente mal vistos e Cheb Hosni foi, de resto assassinado, daí que outros cantores se tenham exilado em França.
Há alguns anos atrás, Sting  lançou  Desert Rose. Nesta composição fantástica, aparecia uma voz magrebina que dava um toque profundamente exótico mas também espiritual ao tema. Estava lançada a carreira “internacional” de Cheb Mami. Meli Meli e Dellali são dois CDs a ouvir, para quem gosta de estilos mais étnicos, mas também para quem não conhece. K-Mel é um rapper nascido nos subúrbios de Paris e ascendência também argelina.
Entre o árabe e o francês, aqui fica a sugestão:   Parisien du Nord

                                                                                                                                ESAP, 2009 (pré AO)

2 comentários:

  1. Que bem informada que eu fiquei!
    A música do Cheb Mami é um must. Pena o talento e o valor da sua música e de outras grandes vozes árabes não serem apreciadas na pátria, submissa a mentalidades retrógradas... Que os ventos da mudança possam alterar esta realidade! Marla

    ResponderEliminar
  2. Gosto, tb. Estes dois albuns são mt interessantes. Vou ter agora este boletim intercultural, de vez em quando. Comecei a fazê-lo no jornal da ESAP, percorrendo países diferentes. Bjinhos

    ResponderEliminar