janeiro 07, 2012

Vamos dançar?

Numa recente festa em casa de uma árabe que vive aqui dei por mim a pensar que não temos na cultura portuguesa um tipo de música que nos ponha imediatamente a dançar e a exibir uma alegria que se possa equiparar àquela a que assisti aos primeiros toques de música do Norte de África. Não a conseguindo sentir como os convivas conterrâneos e geo vizinhos da antifriã a sentiram, imaginei-me, depois, eu própria no estrangeiro, a dar uma festa onde pudesse mostrar o ritmo e a dança do meu país. Tarefa difícil. O fado sentimento e alma que também sou não é dançável e é, admita-se, triste e a obrigar à quietude própria de quem o quer  ouvir e sentir.  Tendo sempre detestado o tipo de música pimba que aqui passam nos casamentos, arraiais e festas estudantis - que sempre me deixaram imóvel ao melhor estilo wallflower -  não consigo encontrar, e provavelmente por falha minha,  música portuguesa que seja marca cultural e, ao mesmo tempo, forma de expressão em dança, exultando em som, alegria, movimento, festa. Agradecia que me lembrassem de música assim, que possa alegremente passar quando for a minha vez de receber os amigos e conhecidos de além fronteiras. Uma música que me deixe orgulhosa, que perpasse alguma paixão, que possa seduzir os convidados. Que os faça admirar com dançável júbilo a cultura lusa em exclusivo. Gostava muito e receio não haver. Mas pode ser só minha distração, incultura musical e má memória. Fico à espera, verdadeiramente, de sugestões de quem me possa alegrar uma receção cultural que pretendo ritmada.

2 comentários:

  1. Não estou mesmo a ver!!! ... hum, o vira? :D Gi

    ResponderEliminar
  2. É não é, Gi? Não há nada dançável e alegre, sem ser pimba ou folclore daquele assim muito popularuchito? Que pena... o fado é fantástico, mas, hélas, não nos põe a dançar...

    ResponderEliminar