dezembro 08, 2013

O triunfo sobre o medo


Tenho lido algumas opiniões proferidas online afirmando que as homenagens e condolências dadas pela morte de Nelson Mandela constituem uma banalização da sua morte. E li ainda que até parece que somos todos guerreiros pela paz tal o nível de envolvimento no chorar a sua partida deste nosso mundo, na blogosfera ou nas redes sociais. Particularmente nestas. Ou seja, as mensagens de pesar que se têm publicado nestes dias, mundo fora, são alvo de críticas por serem muitas e em catadupa. Tenho apenas quatro coisas a dizer: 
1- ainda bem que são muitas e quantidade, neste caso, não significa banalização. Significa que este homem tocou gente de todas as cores, credos, idades e nações. Comovente e é bom quando as pessoas se unem num sentimento comum, de elevação, como este.
2 - se havia gente que desconhecia a sua vida e exemplo e ficou a saber algo mais sobre a inspiração em que se tornou e porquê, ótimo. Haja mais exemplos destes por aí e o mundo torna-se melhor. Haja mais conhecimento, também, como arma contra a opressão.
3 - prefiro, por razões óbvias, estas demonstrações nos murais das redes sociais do que as fotografias de gatinhos fofinhos e respetivas frases fofinhas que inundam os mesmos.
4- continuo a maravilhar-me a comover-me com as citações e discursos proferidos por Madiba. Identifico-me totalmente com eles e são uma inspiração para quem gosta da liberdade e da igualdade de direitos. Da mesma forma, continua a galvanizar-me o discurso de Luther King na Marcha sobre Washington, "I have a dream". Há figuras, assim, poucas, infelizmente, que nos chegam lá dentro e trazem para fora o melhor de nós. MLK e, neste caso, Mandela foram duas delas.

4 comentários:

  1. Mandela, Gandhi. Luther King e poucos mais, foram figuras maiores da História que combateram e venceram o medo.
    Cabe-nos a nós, personagens comuns, lutar contra a indiferença e a hipocrisia.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Estas pessoas revelaram uma postura quase sobre-humana, tal foi a coragem, ousadia, generosidade e determinação que demonstraram, sobretudo Mandela no longo caminho para a liberdade e libertação do seu povo. São exemplos a seguir e que, de facto, conseguem o respeito de todos.
    E sim, é mil vezes preferível ver imagens e citações de pessoas que tocaram os nossos corações do que mensagens banais com gatinhos e cãezinhos. Hehehe! Marla

    ResponderEliminar