maio 09, 2012

Bravura



                  
O que é para si uma super mulher?
Não falemos dos atributos físicos, estará mais do que claro. Será, provavelmente para muitos, aquela que consegue fazer mil e quinhentas coisas ao mesmo tempo, revelando uma resistência física notável, indo buscar forças a reservas que parecem infindáveis, demonstrando um dinamismo a toda a prova, fazendo malabarismos vários e ainda conseguindo exibir um franco e genuíno sorriso, um toque feminino que tanto delicia o sexo oposto e mesmo uma excelente forma para os dias preenchidos que a ocupam atualmente. A super mulher é isto, certo. Há muitas, muitas e são fantásticas. Somos, somos, partindo do principio que sorrimos, que temos aquele ar e que não estamos mal na fotografia. Mas a super mulher é para mim que não sou homem aquela que tem voz. A verdadeira super mulher é aquela que, para além do que se disse antes, intervém, faz-se ouvir. Aquela que tem coragem e não tem medo. Que, por exemplo, numa reunião fala, mesmo se é a única com opinião dissonante. Que me perdoem todas as outras, as que são fantásticas. Mas é que esta faz parte das admiráveis.
Trabalhar muito, se se reparar bem,  pode fazer da mulher uma simples escrava mas exibir a sua voz opinando pode fazer dela a raínha da brava dignidade, habitualmente reservada e cultivada só nos homens. É mais incómodo e tão mais, repito, admirável.

13 comentários:

  1. Foi o grande poeta Aragon que disse: "La femme est l' avenir de l'homme".

    Et le poète a toujours raison... :)

    ResponderEliminar
  2. É isso, mas não só. Algumas intervêm, mas mais valia estarem quietas e caladas. Estou a lembrar-me da Merkel, obviamente!

    ResponderEliminar
  3. jrd, que bonito.

    Carlos, não tinha pensado nisso, também é verdade! lol Eu estava a pensar nas mudas mesmo e/ou as que deixam as corajosas sozinhas no meio dos lobos::))) São coisas quotidianas que vamos vendo:)

    ResponderEliminar
  4. A super mulher é aquela que tem voz, que se faz ouvir, mas também aquela mulher anónima num qualquer país africano, americano, asiático e até europeu que faz das tripas coração para pôr comida da mesa. Marla

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida. Sem dúvida, Marla, que a sobrevivência requer uma enorme força moral. Mas há entre as que muito têm aquelas que sofrem de grande cobardia moral...

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que é tudo aquilo que foi dito e mais pois também as há, escondidas no seu silêncio e são verdadeiras super mulheres. Falta é dar corpo à voz.

    ResponderEliminar
  7. Ana, quando escrevi o texto estava a pensar em situações muito concretas que vejo há anos e anos - não vou aqui dizer exatamente aqui quais. Assumir as coisas na hora certa ajudando a mudar situações e não a calarem (quando sabemos o que pensam) deixando uma ou poucas nas garras dos lobos à solta - inaceitável. Já o vi, vejo e continuarei a ver, numa total ausência de coragem, de solidariedade e verdade.

    ResponderEliminar
  8. Uma supermulher é coisa de hollywood. ser mulher é acima de tudo ser verdadeira para consigo própria. Nem super nem mini. Aliás, isto de ser super parece coisa da publicidade para nos deixar infelizes e querermos comprar um suplemento qualquer só para alimentar a indústria farmaceutica.
    sagi

    ResponderEliminar
  9. Também é verdade, Sara, também:) É, honestamente, expressão de que não gosto mas que ouço amiúde na boca de muita gente para denominar a mulher que trabalha muito (ainda no outro dia a ouvi ao almoço para isso mesmo). Daí a minha outra "definição":), ser "super" é ter coragem - agora vá, temos de definir o que é coragem:) Está para breve:)

    ResponderEliminar
  10. Bem Fátima,... conheço algumas tal e qual como as caracterizas. Fantástico o teu texto. Grata por clarificares mil e um pensamentos... Dina Ribau

    ResponderEliminar
  11. Há-as por aí... :) Dina, eu é que agradeço as tuas leituras fiéis e atentas. :)

    ResponderEliminar
  12. Exactamente Fátima a super mulher e a que tem voz e a coragem de a usar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela visita, camalees:) Eu também vejo assim, é isso que a distingue, mas eu sou fã da coragem e não meramente da sobrevivência e do trabalho:)

    ResponderEliminar