maio 02, 2012

fUTILIDADE

               
A futilidade é muitas vezes associada à mulher, às conversas de mulheres, até ao gosto das mulheres. Partindo do princípio que a futilidade é sinónimo de superficialidade, de ausência  de seriedade que é salutar e de uma preocupação por algo mais do que não sejam sapatos, maquilhagem ou o que vestir para uma saída à noite. No entanto, parece-me isto ser extraordinariamente redutor. Porque há coisas de mulheres que também a mim me parecem fúteis para além destas - entenda-se se de forma continuada, sem mais nada para além delas. E porque há coisas de homens que me parecem igualmente fúteis - se de forma continuada, sem mais nada para além delas. Estará o erro então na repetição, na exaustão de um tema que não revela profundidade, empenhamento com os outros, um lado engagé com o mundo? Pode. Aliás deve. Deve ser isso, porque nós todos temos o direito de aliviar com coisas ditas fúteis de vez em quando. Não vem mal ao mundo com isso. Se é só isso a tempo inteiro ou quase e a nós nos desagrada, então é o nosso conceito de futilidade a funcionar.
O que é a futilidade?
É algo de negativo, seguramente. Não é só feminino, mais do que seguramente. Revela quase sempre uma concentração em torno do umbigo, segura e perfeitamente. Reflete uma personalidade medrosa ou alienada, mergulhada num mundo seu, por defesa, infantilidade  ou egocentrismo, incapaz de entrever a realidade, com toda a segurança. Isto no pior. E  piorando um pouco mais - há gente fútil com diploma, o que pode ser surpreendente para os mais distraídos e ingenuamente convencidos de que quem tem um canudo licenciou-se na perfeição. 
Continuando. O que são futilidades para si?
Vou dar-lhe algumas ideias. Conversas ou fixações que podem ou não converter-se depois em obsessões, não sei detetar quando passa a algo compulsivo, sobre sapatos e malas, MP3s e 4s, receitas, futebol, unhas e rímel, ginásio e músculos, bricolage, carros, bares in e out, cores e acessórios fashion, telemóveis topo de gama, e tantas outras coisas de que agora não me lembro. Ui, há aqui coisas que são verdadeiras paixões, para muitos de nós. E podem sê-lo. Isto para dizer que o fútil para si pode não ser o fútil para mim. Agora que o fútil me parece ser uma superficial insistência num aspeto pouco altruísta ou pouco profundo e que pouco enriquece o outro, isso sim. Mas também não podemos estar o tempo inteiro a a aprofundar algo. Há que vir cá acima respirar um bocadinho. Temos é que vir sozinhos ou com alguém que partilhe essas nossas pequenas futilidades. É que há delas de que eu fujo a sete pés, pequeninas ou maiores. E outras de que outros fogem. 
Uma das minhas, entre outras,  é escrever umas coisas de vez em quando que são teorias de trazer por casa. Fuja, leitor, leitora, fuja enquanto pode. Isto de profundo não tem nada. Pouco útil, mas foi um bocadinho em que vim cá acima.

10 comentários:

  1. Com ou sem "Cartilha do marialva" há homens para quem nada há de mais "útil" do que uma boa discussão de futebol -com ou sem penalties.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Exato, jrd! Há futilidades várias, consoante o género, idade e afins. :) Há delas que não tolero, outras das quais comungo, apenas pontualmente:)

    ResponderEliminar
  3. Os homens tb têm as suas futilidades e eu até confesso que tenho a de gostar de escrever às vezes sobre futebol.
    Arranje outro pretexto, porque com esse não me faz fugir daqui :-))))

    ResponderEliminar
  4. :) É verdade, Carlos, não é exclusivo nosso.
    Quanto ao resto, ahhhh que já me fez sorrir, e como gosto de o ter cá. :):)

    ResponderEliminar
  5. Continua com "futilidades" destas! ;) Alinho em todas...Oh! Que fútil que ando! :) Beijinhos
    Néné

    ResponderEliminar
  6. :) Obrigada pela visita, Néné:) Retribuo.

    ResponderEliminar
  7. Fatinha, se estas são as futilidades da menina... o que dizer das utilidades! :) Parabéns! Luísa Alc.

    ResponderEliminar
  8. :) Obrigada, és sempre muito gentil, Luísa:)

    ResponderEliminar
  9. Desculpa amiga, :) mas escrever não é futilidade nenhuma! É pura criatividade e um prazer para quem escreve e quem lê! Se não se tratar de futilidades, claro! :) Marla

    ResponderEliminar
  10. :) Obrigada, amiga. Sei que partilhamos muitas (não) futilidades mesmo:)

    ResponderEliminar