Vi durante anos o canal Travel com aquela curiosidade de quem gosta de ver o mundo e com aquele entusiasmo de quem gosta de viajar para o conhecer. Confinada aos canais infantis a maior parte do tempo em casa, hoje deu para sintonizar o canal das viagens por uns breves momentos. E, logo, a descoberta. A estupefação, a surpresa, o encantamento, a aprendizagem.
Bombaim. Mumbai, para se ser mais correto. Aprendo a palavra "tiffin", ao que descubro, vocábulo anglo-indiano. E logo de imediato fico a saber quem são os tiffinwallah e o que fazem. Na Índia dos infinitos contrastes, das cores e sabores intermináveis, do duradouro bulício das metrópoles, mantém-se uma tradição com mais de 120 anos, a partir da cidade de Pule. Os homens de negócios que trabalham na baixa de Mumbai, representativos da classe média alta moderna, recebem diariamente o seu almoço entregue por estafetas. De manhã, o almoço é preparado cuidadosamente em casa por esposas dedicadas e com tempo para estes paparicos. Os tiffinwallah chegam por volta das 9.30., agarram na cilíndrica marmita de 4 andares e partem depois, bicicleta, comboio, a pé, até conseguirem entregar o especial almoço por volta das 12.30. Trata-se de correio expresso, sim senhor. E nos seus escritórios confortáveis e elegantes, os empresários e demais businessmen degustam a comidinha caseira que levou 3 horas e 3 ou 4 estafetas até ao seu destino.
"Somos Janes, e por causa da religião não comemos isto nem aquilo e para além disso a nossa comida de casa é mais saudável e higiénica, não foi contaminada por turistas." Os estafetas ganham 5 dólares por mês e acham isto um bom negócio. 120.000 pessoas usam este serviço em Mumbai e há cerca de 5.000 tiffinwallah. Expetável surpreendente Índia.
As coisas que há por este mundo. As coisas que não sabemos. As coisas que viajar de sofá permite...
Boa ideia! Se eu não pudesse almoçar em casa, preferia levar uma marmita do que almoçar fora. Sou adepta da comida caseira e sei o que confeciono. Marla
ResponderEliminarEngraçado, não é? Mas com as voltas que a comida dá...não sei se apreciaria:)
ResponderEliminarDe qualquer forma, eu sou completamente toda restaurante. Adoro comer fora,é mesmo dos meus grandes prazeres. E a nova cuisine, a gourmet então...num restaurante a condizer, oh que delícia:)
Também vi amiga Faty e invejei... Se houvesse disso lá pela Boa Hora é que era... ;)
ResponderEliminar:) Ah amiga, boa! Com que então a ver os mesmos programas hey... ah pois, é para quem sabe, ou não sabe mas aprende:) Bjoka
ResponderEliminarAh Andreia, esqueci-me, eu tb acho muito bem mas especialmente se forem os maridos a ficarem a casa e preparem-nos estes mimos!!!! ::))
ResponderEliminar