janeiro 20, 2012

O correio toca sempre ao meio dia

 
Vi durante anos o canal Travel com aquela curiosidade de quem gosta de ver o mundo e com aquele entusiasmo de quem gosta de viajar para o conhecer. Confinada aos canais infantis a maior parte do tempo em casa, hoje deu para sintonizar o canal das viagens por uns breves momentos. E, logo, a descoberta. A estupefação, a surpresa, o encantamento, a aprendizagem.
Bombaim. Mumbai, para se ser mais correto. Aprendo a palavra "tiffin", ao que descubro, vocábulo anglo-indiano. E logo de imediato fico a saber quem são os tiffinwallah e o que fazem. Na Índia dos infinitos contrastes, das cores e sabores intermináveis, do duradouro bulício das metrópoles, mantém-se uma tradição com mais de 120 anos, a partir da cidade de Pule. Os homens de negócios que trabalham na baixa de Mumbai, representativos da classe média alta moderna, recebem diariamente o seu almoço entregue por estafetas. De manhã, o almoço é preparado cuidadosamente em casa por esposas dedicadas e com tempo para estes paparicos. Os tiffinwallah chegam por volta das 9.30., agarram na cilíndrica marmita de 4 andares e partem depois, bicicleta, comboio, a pé, até conseguirem entregar o especial almoço por volta das 12.30. Trata-se de correio expresso, sim senhor. E nos seus escritórios confortáveis e elegantes, os empresários e demais businessmen degustam a comidinha caseira que levou 3 horas e 3 ou 4 estafetas até ao seu destino.
"Somos Janes, e por causa da religião não comemos isto nem aquilo e para além disso a nossa comida de casa é mais saudável e higiénica, não foi contaminada por turistas." Os estafetas ganham 5 dólares por mês e acham isto um bom negócio. 120.000 pessoas usam este serviço em Mumbai e há cerca de 5.000 tiffinwallah. Expetável surpreendente Índia.
As coisas que há por este mundo. As coisas que não sabemos. As coisas que viajar de sofá permite...

5 comentários:

  1. Boa ideia! Se eu não pudesse almoçar em casa, preferia levar uma marmita do que almoçar fora. Sou adepta da comida caseira e sei o que confeciono. Marla

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, não é? Mas com as voltas que a comida dá...não sei se apreciaria:)
    De qualquer forma, eu sou completamente toda restaurante. Adoro comer fora,é mesmo dos meus grandes prazeres. E a nova cuisine, a gourmet então...num restaurante a condizer, oh que delícia:)

    ResponderEliminar
  3. Também vi amiga Faty e invejei... Se houvesse disso lá pela Boa Hora é que era... ;)

    ResponderEliminar
  4. :) Ah amiga, boa! Com que então a ver os mesmos programas hey... ah pois, é para quem sabe, ou não sabe mas aprende:) Bjoka

    ResponderEliminar
  5. Ah Andreia, esqueci-me, eu tb acho muito bem mas especialmente se forem os maridos a ficarem a casa e preparem-nos estes mimos!!!! ::))

    ResponderEliminar