junho 20, 2014

No essencial é que está o ganho



O pormenor é um grande inimigo da generosidade. Dei por mim a pensar nisto, primeiro, a propósito das críticas de cinema, já que tenho passado os olhos por algumas nestas duas últimas semanas, depois, porque tenho observado de perto conflitos que se instalam a partir de coisas mínimas. Na verdade, estes são tempos cada vez menos generosos, em que rapidamente se censuram e se rebaixam coisas e pessoas por causa da fixação em detalhes. O detalhe quando vem por bem pode ser um fino complemento de algo que ainda podemos melhorar, dentro da humildade que nos deve acompanhar. Mas quando vem por mal, apetece-me dar-lhe um pontapé para bem longe, por vir denegrir algo ou alguém que fez vindo da parte de quem não ousou fazer. É incrível o número de problemas causados por esta insistência tola no acessório. Podemos até todos concordar que o pormenor escapou ou falhou mas devemo-nos questionar se isso chega para destruir o essencial. Também é aconselhável, deste ponto de vista, que nos centremos nos detalhes que funcionaram, apesar de continuar a pensar que o fundamental é que interessa. Quanto mais nos concentrarmos naquilo que de positivo as coisas ou as pessoas têm melhor. Tenho cá a ideia de que todos sairiam a ganhar. A generosidade, essa, será - seria - infinitamente maior. E não me parece haver nada que contrarie esta minha fé. Mas não mesmo.

2 comentários:

  1. "Insistência tola no acessório" é um dos mais sérios problemas nas relações humanas e nao apenas. A generosidade passa pela capacidade de fechar os olhos e aceitar a imperfeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Im)Perfeitamente, querida Helena. :) É preciso ser-se mais descontraído com as coisas e apreciar o fundamental, não usando os detalhes constantemente para rebaixar e retirar qualidade. Acho mesmo que alguns fazem disto um estilo, para quererem parecer mais eruditos, elitistas, inacessíveis ou exigentes mas, curiosamente, acredito que bem mais infelizes. Feel the good about it. Whatever this it is. :) Beijinho aí para os Brasis, nesta altura :)

      Eliminar