novembro 01, 2013

Considerações blogosféricas


1. Ando sem tempo, e prevejo que vá continuar, a ver pela minha desafiante direção de turma e também porque o pequeno e a escola primária o exigem. Não tenho conseguido, e prevejo que vá continuar, visitar os blogues onde costumo planar, daí que não estranhem, colegas ou amigos da blogosfera, a minha ausência. Não deixei de gostar de vos visitar, de todo. Ou, visitando-vos, não estranhem a baixa nos comentários, que prevejo que vá continuar. Tempo, não há. Não me lembro de um primeiro período assim, tão extenuante e exigente, ainda que, valha-me isso, aliciante (estou a olhar para os aspetos bons da coisa, porque os há, ou sou eu que quero que eles o sejam).

2. Não sou de coisas definitivas nem de lealdades estáticas e eternas. O blogroll que aparece aqui ao lado, bem em baixo, de vez em quando é e será alterado. Tenho a certeza que faltarão lá links de bons blogues que desconheço totalmente e de outros que não tive tempo ainda de explorar melhor - o que prevejo que irá continuar. Vão estando os blogues onde vou, uns mais assiduamente, outros frequentemente, outros de vez em quando.  Se achar que nunca lá vou - é possível que os haja - será melhor retirá-los da lista e deixar espaço a outros que forem surgindo. Esta necessidade de mudança e de atualização de preferências também é algo que prevejo que vá continuar.

3. Tenho algumas preocupações com os números mas estou a aprender a relativizar. Tenho que pensar que qualidade é melhor do que quantidade. E, também desta forma, tenho escrito textos/posts que por vezes deviam ter mais qualidade, com menos gralhas (quantas vezes escrevo com o meu filho aos pinotes à minha volta), sendo mais pausados e mais refletidos, porque escrever muito não quer dizer escrever bem. Tento atualizar isto diariamente mas não é fácil, nada fácil. Admiro quem o consegue fazer numa base diária, até várias vezes ao dia. Eu vejo-me aflita e prevejo que vá continuar. Não fora a satisfação que ao mesmo tempo me dá e a sorte de ter amigos leitores que me dão alento, não sei, não. Ou melhor, sei. Continuaria, apesar dos pesares. Isto é viciante e um estimulante prazer. E prevejo que assim vá continuar.

8 comentários:

  1. Percebo. Um ano e meio depois, continuo a achar que este é um estranho mundo. Mas continuo a achar-lhe piada, pois se não fosse assim já me tinha ido embora. Mesmo se há coisas que não consigo entender, surpresas boas e más, alegrias e decepções. Concordo consigo quando diz que "qualidade é melhor que quantidade". E isso em tudo. Não me preocupa nada se tenho muitas ou poucas leituras, nem quero conhecer tudo o que há por aí. Ao longo deste tempo conheci blogues extraordinários e outros nem tanto, outros irritantes, ou pretensiosos ou tantas outras coisas. Como as pessoas também. O que não me interessou foi ficando pelo caminho e aqueles de que gosto verdadeiramente continuo a visitá-los com regularidade, porque é um pouco como os sítios onde gosto de voltar. Às vezes comento (como agora), outras não (por falta de tempo e/ou sobretudo por falta de vontade. Ou porque prefiro manter-me calada.) Porque nisto da leitura e da escrita, como em tantas outras coisas, deixo-me ir ao sabor da vontade. O seu blogue está entre os que sigo com mais regularidade. Mesmo calada. E gosto. Continuemos pois...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sim, eu também me calo, por falta de tempo, essencialmente. Então nos blogues onde tenho de colocar uma data de informação e provar que não sou um robot nem se fala. Seria mias fácil se assim não fosse. Isso - tal como as pessoas, alguns blogues vão ficando pelo caminho, fazemo-lo e fazem-no a nós. E segue. Siga. :) Obrigada pelas suas palavras, tenha um ótimo fim de semana, Isabelinha.

      Eliminar
  2. A este blogue que descobri não sei eu bem quando e porquê, palpita-me que vou voltar sempre. Lá está, nem sempre comento, mas ler, leio sempre. Gosto do que por aqui se escreve, por vezes concordo, outras nem por isso, mas o balanço é positivo.

    Continue Fátima.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando entramos em determinados campos, maria, o consenso e a concordância permanente são impossíveis. Não há ninguém que pense exatamente como nós, o tempo todo. Interessa é vermos, nesse caso, outra perspetiva. Digo eu :) Obrigada e volte sempre.

      Eliminar
  3. Ter ou não comentários, não é determinante para manter a actividade bloguística. Basta saber que vamos sendo lidos. Digo eu!...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que também penso. Aliás, aqui estarei como a Ivone do Ronda, mais vale poucos bons (ou até nenhuns) do que muitos mauzinhos e vazios. Beijinhos para si.

      Eliminar
  4. É imperioso manter o espírito positivo apesar dos tempos de vacas magras que enfrentamos atualmente (horários de trabalho extenuantes, papelada sem fim, falta de tempo, falta de qualidade de vida...) Beijinhos Marla

    ResponderEliminar