janeiro 23, 2013

Naturalmente


Não sei como é com os outros mas pessoalmente acredito que as coisas boas acontecem quanto mais naturais forem. Ou seja, a preparação, o controlo, até a a maquinação, em último caso, são completamente adversas ao sucesso individual, seja lá em que área for. Tudo deve fluir naturalmente, ou até onde for possível. E tem sido mais ou menos isto que tem presidido ao meu percurso pessoal, penso eu.
Gosto das coisas naturais, sem esquemas, sem enredos, sem fabricações. Ou é ou não é, ou tem que ser ou não tem que ser, ou dá ou não dá. Quer, quer, não quer, não quer, estar contrariado é que não, algo deste género. Quer isto dizer que não deve haver investimento, esforço, luta? Não, nada disso. Deve investir-se o mais possível naquilo que nos agrada e faz feliz, deve lutar-se o mais possível contra aquilo que não nos agrada e faz infeliz. Mas só posso dizer não à manipulação para se conseguirem resultados e vitórias. Porque não funciona, pelo menos comigo. É possível que funcione com outros, realmente. Há quem o faça e siga em frente, a tentativa de controlar tudo o que lhes diz respeito é compreensível. E até é mais fácil, é mais fácil, julgo, tomar certas rédeas na mão e obter uma conquista do que esperar que o sucesso surja de forma natural. É mais rápido, não testa a paciência.
Mas ainda assim considero que o melhor e o mais verdadeiro sucesso advém dessa naturalidade que o deve acompanhar. É mais real, mais pura, mais autêntica a obra da natureza, se comparada com a obra no laboratório. Que se entenda. Não são as pessoas que não se esforçam, ou que não investem sem si e nos outros, nem as pessoas que se estão nas tintas para as coisas que ganham no campeonato da vida. Realmente, não. Pode parecer, mas não. Não se trata disso, de longe. Mas também não são as que manipulam, as que intrigam, as que fabricam e não jogam de forma limpa que lá vão. Pode parecer e parece, muitas vezes, mas não. É ilusório e passageiro. Acredite-se. O melhor de tudo é quando as coisas vêm com a mais completa naturalidade, ainda que brotem se para tal construímos algo, de forma positiva. O natural é sempre, sempre mais saboroso, mais verdadeiro. Ponha-se verdade nisso. E, sempre que possível, deixemos a natureza atuar, a das coisas, nossas, pois, é de nós que falamos. Milagres acontecem. Naturalmente.

10 comentários:

  1. Este texto tem a meu ver, muitos assuntos, dentro do próprio assunto em si. Seria fácil, deixar-se ir e divagar.

    Vou apenas dizer que defendo, que a vida tem muito mais sabor quando nos deixamos ir ao acaso. Eu pelo menos gosto da sensação de andar à deriva por opção. Não por uma qualquer imposição.

    Dar-se à vida, ou entregar-se à vida, é das coisas mais difíceis de se fazer. É acreditar em nós sem rede. Só gente louca faz este tipo de coisas. Mas que sabor teria esta coisa de andarmos por cá, sem uma dose razoável de loucura.

    As melhores coisas que me aconteceram até hoje, quer a nível pessoal, quer profissional, foram sempre quando menos esperava. Não as procurei, aconteceram. Os tais "milagres" por vezes acontecem mesmo. Convém é não ficar eternamente de braços cruzados à espera, é a tal coisa de nos darmos à vida... naturalmente. Parece que não estamos a fazer nada, mas se olharmos atentamente não é bem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito no que diz. E, sem dúvida, darmos para recebermos:) Construir de forma positiva, uma atitude, o caráter. Nunca maquinar, urdir. O resto virá, naturalmente, de forma livre, a tal que é sempre a mais verdadeira e saborosa.

      Eliminar
  2. Sempre valorizei o valor natural das pessoas e que com a verdade e a nossa força de vontade somos capazes de atingir os nossos objetivos.Infelizmente nem todos pensam assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Aliete, é verdade. Naturalidade e verdade andam esquecidas. No entanto, a primeira virá sempre ao de cima e, no fim, é a que prevalecerá.

      Eliminar
  3. Concordo com as tuas palavras. infelizmente e o que verifico que realmente acontece à minha volta é que o sucesso natural de muitas pessoas é por vezes aniquilado pelo sucesso que outras que conseguem manipular tudo e todos acabam por atingir, e isso é de certa forma revoltante e desmotivador. também penso que o mundo de hoje "forma" cada vez mais pessoas que conseguem vingar na vida através do controlo das coisas e como já referi, as pessoas que vivem a sua vida naturalmente e naturalmente lutam por ela acabam por ser subestimadas e muitas vezes colocadas de parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que assim parece (e é durante algum tempo), a subestimação daqueles que deixam as coisas fluir naturalmente, que não manipulam e viciam o jogo. Mesmo assim, não é o meu lema, e já observei que às vezes o sucesso assim é passageiro e não sustentável por mt tempo... Acreditemos nisso :)

      Eliminar
  4. No mundo do faz de conta é natural que a naturalidade escasseie.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito que as coisas aconteçam com naturalidade. Mas, cada vez menos, acredito em milagres... Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa desacredita, muitas vezes, também é verdade. Mas pode ser precisamente quando eles surgem :)

      Eliminar