junho 20, 2012

Futebol


2004 foi o último ano em que gostei de futebol. Dava aulas numa EBI e, portanto, não tinha secundário. Quando acabava as aulas ainda tinha disponibilidade, de vária ordem, para vir para o Rossio, em Aveiro, ver os jogos do Europeu. Eram dias de festa porque de festa se revestiu aquele mês de campeonato organizado em terras lusas. A cidade estava diferente, fotografei-a de cores nacionais e não só, pois de laranja também se vestiu num sábado em que a Holanda jogou no estádio local. 2004 foi um ano em que ainda sentia a emoção do desporto rei, em que exultava com as vitórias e me entristecia com as derrotas. Desde jovem que havia gostado de futebol, que acompanhava o campeonato nacional e que vibrava ainda mais com as competições internacionais. 
2004 foi também o último ano em que Portugal foi feliz. A seguir viria Sócrates e as coisas nunca mais foram as mesmas. Eu própria nunca mais fui a mesma. Deixei de gostar de futebol. O meu filho viria depois e fui muito mais feliz. Os meus estimulantes e anti-depressivos passaram a ser indiscutivelmente outros. Sem disponibilidade de vária ordem muita coisa passou-me ao lado. Deixei de vibrar com a bola no campo para passar a vibrar com outras coisas que não imaginava. Perdi o fio à meada de outras tantas coisas. Mas sei quem é o Ronaldo, atenção. E o Mourinho. Aprecio-os, são vencedores e têm um discurso vitorioso que o habitual desgraçadinho português não está acostumado. Ainda vou sabendo alguns resultados, afinal vivo com um doente. Claro que isto de perder paixões é extremamente apaziguador - se não conheço o êxtase, a euforia da vitória, também não conheço a deceção, a dor de perder. Às vezes tenho uma saudadezinha do sangue a correr nas veias com maior intensidade - e não é que frente à Holanda lá senti um calor a ruborizar-me as faces com os golos do puto maravilha? E que gritei golo como noutros tempos? E que até o pequeno gritou alegremente, sem saber exatamente o que isso significava? E que temos uma bandeira pendurada no terraço? E que somos dos poucos na vizinhança a ostentá-la?
Nem tudo está perdido, há esperança para mim. E esta maior será quanto maior for o resultado amanhã frente à República Checa. Sou feliz a não gostar de futebol como dantes mas também posso continuar a ser feliz, posso até ser mais feliz, com uma vitória portuguesa em Varsóvia. Não é um estimulante para o meu quotidiano mas pode ser um estímulo para uma quinta feira e até para a quinzena seguinte ,  se as coisas correrem bem. Até porque se faz os outros felizes à minha volta, como posso eu ficar indiferente? Vamos ser todos felizes também em 2012, malgré tout. Força, Portugal.

7 comentários:

  1. Também tive a febril paixão futebolesca típica na adolescência. Já passou há muito, pois outros interesses e prioridades têm surgido... Apesar da falta de tempo neste momento,não consigo ser indiferente ao euro. Tenho acompanhado os resultados e tenho esperança na seleção e nas vitórias que tanto alegram os portugueses em todo o mundo. Estes eventos desportivos reavivam o nosso patriotismo... e ainda bem! Marla

    ResponderEliminar
  2. Tb me lembro de 2004 como o último feliz no futebol...e na despreocupação geral, a cidade cheia de cor, vida, união... Regina

    ResponderEliminar
  3. É isso tudo, Marla. Não é como antes, porque vamos mudando e outros gostos vão surgindo. E a festa - do futebol ou outra - é um bom pretexto para animar as pessoas, embora não resolva os seus problemas. Mas é precisa, se é. Em 2004 andava no ar e foi bom. Não é verdade, Regina? :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui uma adepta de futebol, mesmo! Ainda hoje dei por mi à espera que o jogo começasse e quando começou...fui arrumar a roupa nas gaveta, apanhar umas flores... enfim, tudo menos estar em frente à televisão! Não me cativa, embora gostasse que tal contecesse, pois tenho toda a família e amigos em frente ao ecrã neste momento! Dulce Novo

    ResponderEliminar
  5. Também não consegui ver o jogo todo:) isso era dantes, agora a aficcion é outra, tem outro nome :) Mas correu bem e fiquei feliz, sobretudo porque Portugal precisa de se alegrar com alguma coisa:)

    ResponderEliminar
  6. Desta vez estou sistematicamente offside.
    :)

    ResponderEliminar
  7. :) Apesar disto, de quem escreveu e comentou não ser grande adepto, a equipa das quinas continua em jogo. A bem dos verdadeiros adeptos:)

    ResponderEliminar