maio 01, 2012

Dolce far niente


                       

Eu trabalho porque preciso de dinheiro para viver e teria muito prazer em não trabalhar. Não é que eu não tenha prazer em trabalhar. (...) O trabalho é apenas uma parte do dia que eu me esforço por esquecer o mais possível quando não estou a trabalhar. Quando trabalho, trabalho, embora sempre com a ideia de deixar de o fazer, quando não trabalho, não trabalho e sempre com a ideia de como seria bom não deixar de o fazer. (...) 
Eu próprio sou também trabalhador e tenho muito respeito por todos os desempregados que sofrem por não terem emprego. Apesar de gostar muito de não trabalhar, também eu estaria agora a sofrer se não tivesse trabalho.  (...) Dizia o outro que entre a dor e o nada preferia a dor. Há pessoas que precisam de trabalhar ou, pior ainda, de trabalhar muito para se sentirem vivas. Lá nisso, assumo, sou diferente: entre o trabalho e o nada, prefiro o nada. (...) José Ricardo Costa (Ponteiros Parados)

Adoro quando encontro pessoas irreverentes, absolutamente livres por dentro, que assumem a diferença sem complexos e sem quererem agradar a todos.
Fazem-me sorrir, rir, anuir, vão ao encontro de muito do que sou e de que gosto. E nem imaginam, por isso, o bem danado que me fazem, neste caso, ao lê-las. 

6 comentários:

  1. Um blogue notável e imperdível, o "Ponteiros Parados".
    Um blogue cujos Ponteiros,entre o trabalho e o nada, escolheram o "Tudo".
    :)

    ResponderEliminar
  2. Notável. Está lá muito do que sou:) E sempre me fez muita impressão a excessiva divinação do trabalho, jrd. Eu trabalho para ganhar dinheiro, ponto. E chocam-se as missionárias das escolas quando atiro isto...

    ResponderEliminar
  3. Eu devo trabalhar pelo dinheiro...acho eu... mas tenho uma costela de missionária- gosto de pensar que algo no meu trabalho contribui para um mundo melhor. Mas, se pudesse, trabalhava só por prazer, como hobby, desde que tivesse dinheiro para ser uma viajante e aprendente profissional. ;) Sagi

    ResponderEliminar
  4. Podes fazer voluntariado, como hobby e por prazer. É verdade que o mundo não avança sem trabalho e que este torna o mundo melhor - também o torna pior, por muitas razões, seria interessante escrever sobre isso:)
    Quanto a mim sei bem o que faria caso deixassem de me pagar. Gostava de ver quantos o fariam - trabalhar- caso não houvesse salário.
    Viajante - oh, sonho de todas as noites, de verão e de inverno:)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom mesmo! Ora vejamos o que faria se não me pagassem pelo meu trabalho atual... Teria que arranjar outro!
    PS: ah, gostei muito da tua sugestão! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. :) Pois, era melhor, há que pagar contas:) E que contas:)
    De nada, beijinho*

    ResponderEliminar