dezembro 18, 2011

Espetadora em casa desesperada


Lady Chatterley´s Lover (BBC)

Espantem-se, vá. Nunca vi um episódio de Donas de Casa Desesperadas, nem de Dr House, nem de CSI (acho que vi um, mas não me lembro do seu conteúdo), de Sexo e a Cidade só vi um (por acaso até achei piada, pois nele entrava o Mikhail Baryshnikov), nem de Seinfeld, nem nenhum inteiro dos Simpsons (pelo menos não me lembro de ter aguentado mais de uns minutos seguidos), pouquíssimos de Friends, nem de mais umas quantas séries norteamericanas que estiveram ou estão na berra. Por aqui grassa a incultura destes tipos de séries, já se vê. Há muito tempo que deixei de ter pachorra para este tipo de programas, habitualmente frenéticos, espelhando um tipo de sociedade também ela frenética, idiota ou perturbada.
Em contrapartida, sinto saudades de ver as excelentes séries britânicas que sempre adorei e vi desde os tempos de adolescente, especialmente da BBC e da Granada Television. Foram muitas e inesquecíveis, geralmente adaptadas de obras literárias de renome, com o tipo de qualidade europeia que bem aprecio. Se percebesse francês, juntaria as séries que passam na TV5, certamente. Gosto de séries (embora prefira filmes, a espera não é uma vantagem) que mostrem pessoas mais reais, menos artificiais e platinadas, ambientes menos urbanos e psicóticos, de época, geralmente mas não só, que permitam viagens de vários tipos, no tempo, no espaço, no interior de nós mesmos, que transmitam alguma espécie de tranquilidade, geralmente através do cenário,  ainda que carregadas de dramatismo e de forte intriga e/ou paixão.
Outros tempos, tantos canais, perco-me na confusão de uma oferta que me diz pouco. Se juntarmos a isso os pandas e jim jams a que não consigo escapar, está dada a receita para a desatualização. Agradeço ser informada - ainda há por aí, nesta voracidade de programas estupidificantes, séries de excelência que ando a perder? É que, à semelhança do cinema clássico, parecem ter desaparecido do panorama do écrã panorâmico. E tendo ido, foi-se o gosto de ver histórias que me prendiam ao televisor, histórias contadas de forma cativante, arrebatadora, marcante. Histórias mais simples, porque de gente mais natural, e ao mesmo tempo mais complexas, porque impregnadas de realismo e recorte literário.
Aguardo... quer as sugestões, quer novos tempos.

4 comentários:

  1. Credo, Fátima, até me assustei: pensei que andava a espetar alguma coisa em casa. Temi o pior, quando,afinal era só um desacordo :)

    ResponderEliminar
  2. Hehehehe já me fez rir (e apesar de ...) :)
    O que eu me ri uma vez num post do Pedro Correia por causa disto - um diálogo entre ele e um "leitor". Dizia o Pedro a propósito de algo que agora não recordo mas que tinha a ver com espetador - Vá, lá não se espete. E o outro Não é espetável (lol) que isso aconteça. E o Pedro - Espeto eu. Mega loooool
    Pura diversão. ********

    ResponderEliminar
  3. Se gosta de séries de época não perca Os Bórgia, no AXN. Passa às quartas às 22h30 e vai para o 4º episódio...

    ResponderEliminar
  4. Gosto, gosto e obrigada pela sugestão.Já tinha visto essa referência no Agre&Doce mas não me entendi com os canais (são demais:) Thank you and Merry Xmas, Dulce:)

    ResponderEliminar