agosto 09, 2011

When you´re tired of London you´re tired of life



Eu que não costumo comentar a atualidade neste espaço, de vez em quando lá sinto que tem mesmo que ser.

Londres. A primeira viagem que fiz ao estrangeiro, já lá vão vários anos, foi a esta cidade. Quinze dias passados maravilhosamente, por entre passeios a pé, visitas a locais de interesse, muito calor (naquele ano estavam 34 graus de verão), comunicação em inglês, cosmopolitismo, arte e cultura, divertimento, pequenas aventuras, riso, numa jornada de descoberta de uma capital animada, viva, multicultural, variada, fantástica. Desses dias ficaram-me muitas memórias só do melhor e uma vontade imensa de voltar.
Vejo agora as imagens televisivas e não reconheço os espaços nem as pessoas nem a atitude nem absolutamente nada. Estranho e não entranho, decididamente. Não é aquela a cidade que vi, embora saibamos que as coisas são, frequentemente, diferentes na perspetiva de um turista. De qualquer forma, como explicar o que está a acontecer? A violência, a pilhagem. Tensões raciais? Causas económicas? Uma grande crise financeira a alastrar mas também uma absoluta crise social e moral? De quem é a culpa? Jovens a filmarem os seus atos para o youtube - a internet? As políticas erradas? O capitalismo selvagem? A cultura da agressão e da selvajaria? São questões que se levantam, provavelmente com múltiplas respostas. Só sei que não gosto do que vejo e entristece-me saber que na Londres onde fui feliz se vivem momentos como este...
Samuel Johnson disse a frase que dá título ao texto. Não me cansei de Londres... estarão os implicados nos tumultos cansados da vida?

1 comentário:

  1. Gostei. Tu apresentas muito mais causas do que as que são necessárias. Basta uma dessas. O problema é escolher...:)

    ResponderEliminar