maio 17, 2013

Afinal era outra

                               

Quem é professor saberá bem do que falo, sobretudo em certas disciplinas. Na minha, língua estrangeira, há coisas inacreditáveis, sobretudo a nível da tradução/retroversão, mas quem dá história, geografia, filosofia, sei lá, tantas outras mais, já se deparou com pérolas de desconhecimento que, patéticas, também são anedóticas, daí que nos façam rir. Sobretudo a quem está de fora, sem o drama da frustração que é ensinar e a ignorância, fruto do total desinteresse, continuar. Há dias, estava eu particularmente saturada da papelada de planos para isto e planos para aquilo, soltei umas valentes gargalhadas enquanto almoçava com algumas colegas. Porque esta nunca tinha ouvido e convenhamos que rir alivia o stress. A docente e decente colega de Português, a lecionar ao nível secundário, disse que a última que tinha registado, recentemente, é a de um distraído, não quero ser particularmente ofensiva, que escreveu por várias vezes no trabalho o nome de um autor português de forma particularmente anedótica. Ou, ok, patética. Foram precisas semanas e semanas a dar "Os Maias", essa obra que ninguém conhece, para perceber que afinal nós próprios nunca tínhamos percebido que ela foi afinal escrita por uma senhora. Sim, sim senhora: Elsa de Queirós.


8 comentários:

  1. "Elsa de Queirós" é já um clássico. Também me aconteceu. Um aluno que escreveu no quadro: conclusão do estudo conto "O Tesouro" de Elsa de Queirós, perante a gargalhada generalizada do resto da turma.
    Mas há mais dessas: Já leu "A Farsa da Nespereira" de Gil Vicente? É só um exemplo...
    Eu colecciono ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Maravilhoso! A capacidade inventiva ao rubro, portanto:) Mas olhe que a Elsa foi uma novidade para mim, nunca me tinham contado tal anedota :)

      Eliminar
  2. O que é isto comparado com a ignorância de um presidente que não sabe quantos Cantos tem Os Lusíadas?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos colocar isto assim, então, amigo jrd: A Elsa diverte-me, o PR deprime-me :)

      Eliminar
  3. Sim, pérolas há muitas. Também não conhecia a Elsa! :)
    As últimas que provocaram realmente gargalhadas foram exercícios do género dos nomes
    (feminino de rapaz: raposa / masculino de cabra: cabrão). Sem comentários... Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há muitas, mas esta da Elsa foi do melhor que ouvi. Porque é nível secundário, passaram semanas a falar da obra e escreveu, repetindo inclusivamente, assim. :)

      Eliminar
  4. Não conhecia estas pérolas... que riso! Podemos agora ver estas obras de um ângulo diferente (o de Elsa de Queirós e a Farsa Da Nespereira). Gi

    ResponderEliminar