maio 14, 2012

O mundo ao contrário





Pode um peça de teatro infantil conter uma mensagem perfeitamente adulta? Claro que sim. Apesar da cor, da música, da bonecada, das gargalhadas, da atenção da pequenada face às histórias a que pude assistir há dois dias em O mundo de pernas para o ar, a tirada final era aliás muito mais dirigida aos graúdos, distraídos que estariam os pequenos com as nuvens e os peixes e os candeeiros e as minhocas todos a viver às avessas. Pela maturidade que não comportam, cabe aos adultos educarem-nos nesta verdade: às vezes, para se ser feliz, não se pode viver de acordo com o que é previamente estabelecido. Tem de se estar mesmo de pernas para o ar, por muito estranho que possa parecer visto de fora. A cara de espanto dos miúdos isso ilustrava. Mas a questão é que não estando não se respeitará a essência e a verdade dentro de cada um... terão para isso os grandes de o entenderem.

5 comentários:

  1. O problema é que os adultos não só estão de pernas para o ar, como andam com a cabeça nas nuvens...

    ResponderEliminar
  2. Estão de pernas para o ar mas não no sentido que a peça sugere... lá é para a felicidade e como andam só gera infelicidade::))

    ResponderEliminar
  3. Difícil é quebrar a regra e a rotina, sem que isso entre em choque com o tradicionalismo e o comodismo em que nos habituámos a viver e que nos transporta numa "amena" felicidade.

    ResponderEliminar
  4. Fugir à rotina, quebrar regras e desviar-se das expetativas requer muita coragem, mesmo em prol da felicidade! Chapeau para aqueles que o conseguem! Marla

    ResponderEliminar
  5. O tradicionalismo e as expetativas podem, de facto, gerar infelicidade em quem neles não se revê:) Obrigada, Ana e Marla.

    ResponderEliminar