janeiro 16, 2012

Onde está a felicidade?

Poderá ela coexistir com o desconhecimento, a indiferença? Ou será apenas normal surgir do reconhecimento, do sucesso? A maior parte de nós escolherá a segunda hipótese.

1. Primeiro ano. A C. acaba de chegar. Não conhece ninguém e ninguém a conhece. Trabalha, cumpre, sem grandes rasgos, sem grandes oportunidades, sem grande destaque. Passa despercebida. Está, ainda, a adaptar-se. Não sente uma motivação por aí além mas, naquilo que faz, pensa estar a fazer bem. Tem tempo para a família, para a casa, para si própria. Dorme bem, acorda cheia de energia, sem qualquer tipo de ansiedade, ri, releva, está relaxada. Consegue estar com os amigos, sai, distrai-se, passeia, caminha. Lê, cultiva-se, vai ao cinema. Tem alguma dificuldade em confiar nos colegas de trabalho, ainda não há tempo suficiente para os conhecer, para estabelecer cumplicidades. Às vezes queria poder ter amigos entre eles, outras vezes sente-se à vontade neste anonimato, que a faz desconhecer qualquer tipo de stress.

2. Quarto ano. A C. continua lá, enquanto que outros foram embora. Conhece os colegas e já é conhecida. Estabeleceu, entretanto, uma reputação. Começa a sair do anonimato. Estabeleceu também, e naturalmente, cumplicidades. Continua a trabalhar, cada vez mais - porque está motivada, porque outros de quem gosta a fazem motivar-se. Os desafios começam a surgir. Envolve-se em projetos, porque é convidada ou porque ela própria quer dinamizar coisas. Sente-se cada vez mais útil, mais valorizada, não quer defraudar em quem ela confia. Não quer defraudar-se a si própria. Está feliz no seu emprego, tem sucesso, é promovida. Começa, ao mesmo tempo, a dormir mal, sente um cansaço considerável e permanente, vê menos os seus amigos, não tem tempo para os seus e para si mesma, está mais ansiosa,  impaciente, implicativa. Menos tempo para hobbies, menos tempo para socializar, menos tempo para a arte e cultura.

Onde está, insiste-se, a felicidade?

2 comentários:

  1. Happiness is OUT OF WORK! lol
    Sagi

    ResponderEliminar
  2. Pois:) mas a questão é essa - estar motivada e feliz naquilo que se faz é maravilhoso mas tb rouba tempo para outras felicidades. E quando não se é reconhecido nem se tem sucesso por aí além pode ser-se feliz com essas tais outras felicidades, porque há mais tempo. Conclusão - onde está a felicidade? Eu cá não sei ::))

    ResponderEliminar