agosto 18, 2014

O crime e o campo


Há uns tempos que me virei um pouco para a televisão por cabo, por várias razões. Na descoberta, encontrei uma série britânica da qual me tornei absoluta fã: Midsomer Murders. Trata-se de uma série que passa diariamente na Fox Crime por volta das 18 horas e que se passa numa região ficcional algures no English countryside. Aqui, a par de crimes macabros e recorrentes, respiramos o ar puro do campo e deliciamo-nos a ver as flores, os jardins e as casas tipicamente britânicas, num estilo que poderá ser considerado crime à moda antiga (como a série é publicitada, de resto). Desta forma, ao mesmo tempo que seguimos a interessante investigação de crimes maiores, uma certa tranquilidade acaba também por surgir, de forma contrastante mas realmente possível.  Por isso a vejo com muito agrado, para além do interesse linguístico, por causa desta fuga à confusão citadina e à voracidade das imagens violentas habitualmente presentes em séries policiais. 
A série transitou agora para uma nova fase, aquela em que o detetive principal passa a ser representado por outro ator, já que o primeiro abandonou a série depois de anos a fio como protagonista. Também soube que Midsomer Murders recebeu alguma crítica no sentido em que foi considerada por alguns como " a bastion of Englishness", ou seja, um bastião do que é ser inglês, passando ao lado, portanto, do tecido multicultural que compõe a Inglaterra de hoje. A verdade é que posteriormente a isto, já apareceram personagens asiáticas e africanas esporadicamente, embora os seus autores mantenham que a série é para um público muito específico, até nostálgico, é possível, acrescento eu depois de ler algumas opiniões. Fazendo parte desse público desde há um tempo a esta parte, confirmo que me sabe bem esta incursão pelo campo, onde o tempo parece ser e ter outro tempo, independentemente do resto.

6 comentários:

  1. É também uma das minhas séries preferidas. Abunda por ali muita qualidade. Costumo "perder" algum tempo no fim-de-semana porque dão várias episódios seguidos. Tardes bem passadas, principalmente se a estação coincidir com chuva,frio e vento.

    Uma mistura de pormenores deliciosa, mistério q.b., humor no seu melhor e desfechos que por vezes ninguém está à espera. Emboa o interessante seja também nos colocarmos no papel de detectives e tentar desvendar o crime. Como diria alguém "very British" o que me agrada sobremaneira.

    Uma boa semana, Fátima. Continue a escrever, porque pelo que me é dado a observar é um dos melhores espaços que existe aqui na blogolândia, pena é que não seja muito conhecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, gosto da série pelas razões que indica, também.
      Quanto ao resto, obrigada, maria, é uma querida. Vou tentando escrever, porque gosto, mas não tenho tido disponibilidade suficiente para investir na blogosfera, visitar outros blogues, enfim, aparecer e dar a conhecer o AE. Até para manter o AE me tenho visto atrapalhada :) e tenho lido menos, muito menos os outros onde parava mais. Mas vamos indo... até onde é possível.
      Boa semana para si também *

      Eliminar
  2. Outra série britânica de excelente qualidade é "Downton Abbey", também passada numa propriedade fictícia em Yorkshire e que retrata a vida de uma família aristocrática e dos seus criados no início do século XX.
    Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei mas nunca vi, passava a horas impossíveis para mim.

      Eliminar