março 15, 2014

À arte o que é da arte





É raro descobrir coisas quando pesquiso imagens no google para acompanhar os textos no AE. Mas de vez em quando acontece, como foi o caso com a imagem do post abaixo. O artigo é do ano passado e dizia que mais de um terço dos jovens britânicos não sabe quem é - foi - Renoir. Muitos inquiridos disseram mesmo que deveria ser um jogador de futebol francês, a jogar no Paris St Germain, enquanto outros o julgaram primeiro ministro francês. Lá, como cá, as coisas andam mal em termos de cultura por parte das populações mais jovens. Este fenómeno de desconhecimento e desinteresse pela história, arte e passado em geral é então transversal, não sendo exclusividade nossa. Muito por culpa dos media e do tipo de programas televisivos que dominam, da influência das novas tecnologias que são usadas não propriamente para aprender mas sim para divertir, e da falta de uma disciplina obrigatória de cultura geral nas escolas, não me canso de o repetir. Em todo o caso, que responderiam os jovens portugueses? Seriam igualmente criativos, decerto. Ou, possivelmente, mais ainda.

4 comentários:

  1. Diz-se que a Arte é mentirosa. mas quem a desconhece é que anda enganado.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, no entanto, podiam saber muito mais do que eu/nós no meu/nosso tempo. :)

      Eliminar
  2. É isso mesmo! Hoje na era da informação, é incrível como tanta gente se anda desinformada. É a dispersão total! Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje falava na aula da geração "multitasking", a propósito de um texto que abordava a junção do estudo com as sms, Facebook, MTV e outras distrações. Todos os alunos confessaram estudar assim... ora, o que fica lá dentro, na verdade? Pouco... :)

      Eliminar