maio 05, 2012

O mal é fácil

                            
   


"Ser bom é difícil."
A frase não será nova, mas foi dita por um aluno de 17 anos na aula e eleita in loco como a frase do dia. Um colega havia terminado uma apresentação oral e fazíamos, como é hábito, uma reflexão sobre a mesma e aqui sobre o tema ´Poverty´- aliás, o da extrema pobreza, chocados como estávamos com as imagens projetadas no excelente powerpoint com que o aluno em avaliação nos presenteara a todos.
Queremos ajudar mas não sabemos como, ouvia-se. Há sempre tantos entraves, insistia-se. Sozinhos é mais difícil, rematava-se. Apesar de sentados, contrariando o apelo a que o vídeo exibido fazia aos mais ricos deste mundo, lá nos conseguimos levantar ao menos na consciência, ainda que por uns breves instantes. Há que começar por algum lado; naquele momento a bondade terá saído da letargia distraída e cómoda dos nossos europeus dias. 
Mas não é só na área da solidariedade, da caridade, que as dificuldades se fazem sentir. Elas estendem-se a valores como o altruísmo mas também e apenas à integridade, à verdade e autenticidade, ao respeito, à tolerância. Podíamos dar milhares de exemplos ou mais, em milhares de situações, em tantas e tantas dimensões. As desilusões e as perdas são muitas.  O preço é alto, a luta e o desgaste são intensos. O esforço, inglório... Por causa disto, perde-se frequentemente o alento.
A bondade e a entrega não são necessariamente, pois, sinónimos de bonança, de justiça, de  merecida recompensa. Mas então, e honestamente, se não é fácil e se não vale a pena, porquê ser bondoso? Francesco Alberoni diz "A única resposta é esta: por dádiva, porque gostamos de alguém, porque queremos fazer o bem ao nosso filho, aos nossos amigos, à nossa cidade, à natureza, a quem vier. Se não existir este ´bem querer´original, livre, imotivado, gratuito, esta dádiva que surge diretamente da nossa natureza humana e da nossa liberdade, não poderá existir nenhuma moralidade".

4 comentários:

  1. O "mal" dos outros é fácil, o nosso nem tanto.
    Fique bem.
    :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, jrd, que absoluta verdade. Bom domingo*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Fatinha! é necessária constante vigilância também! bj
    luísa

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, eu, Luísa. Bom domingo de mãe:)

    ResponderEliminar