abril 19, 2012

On the road


Parece-me, confirmem-me se é só impressão minha, que as pessoas ao volante em Portugal exibem faltas de civismo assinaláveis e sem qualquer fundamento.
Há uns meses atrás, estacionei num lugar para o efeito praticamente à frente da farmácia. Ao sair, vi um automóvel atravessado, portanto mal-estacionado, que me obstruía a saída. Entrei no meu carro, pus o cinto e esperei um pouco. Entretanto apitei, porque não é anormal fazê-lo. Saiu uma senhora, de má cara, que se dirigiu ao seu carro sem um aceno de mão a evidenciar um pedido de desculpas que em mim é natural e obrigatório porque civilmente cortês.
Há umas semanas atrás, fui levar o meu pequeno à escola de manhã, como é habitual. Como tenho horários a cumprir escrupulosamente sob pena de levar falta com atrasos que para outros não têm certamente consequências, quando entrei no carro, bem-estacionado no local apropriado, vi que havia outro que me impedia de tirar o meu. Como estava com horas controladas, buzinei para que o seu dono o pudesse desviar. Olhei e não vi ninguém a mexer-se. Havia pessoas com crianças, mães na conversa, mas o que é certo é que ali fiquei um bocado, a apertarem-se as horas, e a insistir nas buzinadelas. Como ninguém se havia mexido temi que a pessoa se encontrasse lá dentro, e o edifício é bem grande, e que não ouvisse. Nisto salta-me um dona, mulher e proprietária, serve para as duas, aos berros, a investir contra mim, ainda dentro do carro, usando vários impropérios. Estava irada - não deveria estar eu? - e ao invés de pedir desculpa ainda me destratou a dizer que estava ali. Mas se estava ali porque não veio logo? Ah, a conversa, pois é. Há pessoas que têm tempo de manhã, olha que bom, eu é que não tinha, e num ou noutro caso ninguém está mal. O que está mal é que as pessoas (com tempo) não devem estacionar mal os seus automóveis para não prejudicarem as outras pessoas (sem tempo) que os estacionaram bem. Embora o pior não seja isso, de todo. O pior é a grosseria, a histeria, a péssima educação.
Há uns dias atrás ia trabalhar, com bastante tempo, e parei num semáforo. Estava um carro à minha frente. O semáforo ficou verde. A mulher ao volante estava a olhar para o lado e não arrancou. Ok, dei-lhe mais algum tempo. Mas nada. Até que sai buzina, mas para avisar, do género olha, está verde, podes ir. Oh menina, o que fui fazer. Vejo-a a esbracejar, em fúria no seu pequeno carro (as anteriores tinham grandes carros, portanto este destruiu a minha teoria da superioridade do grande carro para o carro médio), imagino os palavrões que me terá dirigido. E continuou dirigindo virando à direita, graças a deus, para eu continuar tranquila e desiludida com o tuga de posses variadas.
Ia eu nestes desencantos com as mulheres ao volante, e não pelas razões machistas habituais, infundadas, de resto, quando na rotunda seguinte travo porque a isso era obrigada. Não é que o carro que vinha abrandou, parou e alguém lá dentro me fez um benévolo gesto para avançar? Ah, felicidade, não se perdeu tudo, alguém cívico, aliás simpático, porque não tinha que o o fazer. Olhei, era uma senhora. Dupla felicidade. Até porque hoje um homem numa carrinha não me deixava espaço para o ultrapassar a 50 kms por hora numa via dupla mesmo depois de ouvir a minha por esta altura famigerada buzina, desatando num ataque de fúria do qual, felizmente, só pude avistar os gestos. Total igualdade, está visto, na capacidade condutora à la schumacher e na cólera enraivecida onde devia haver boas maneiras.
Será que deviam acabar com as buzinas nos automóveis ou agita-se histericamente a bandeira da falta de educação pelas estradas de Portugal?

12 comentários:

  1. Em matéria de estacionamento, o "cidadão-condutor" é um ás.

    http://bonstemposhein-jrd.blogspot.pt/2009/02/o-cidadaovi.html

    ResponderEliminar
  2. E nas reações é o naipe todo:)

    ResponderEliminar
  3. Não é nova esta tendência de os tugas sublimarem as suas frustrações ao volante, mas realmente agora as coisas estão ainda piores...
    Quer uma sugestão? Para a próxima faça o mesmo que eu fiz neste caso:

    http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2010/07/cha-de-sabao-macaco.html

    Já está totalmente restabelecida? Tinha notado a sua ausência. Não só no CR, como no On the Rocks
    As melhoras

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Carlos. Por todas as "frentes". :)

    ResponderEliminar
  5. ...hummmm...bem eu sou uma apaixonada pela buzina..mas já "me dei mal"...houve uma das vezes que me senti num filme tipo velocidade furiosa...buzinei, pois sim sr...carrinha com senhores no seu interior...pois...buzinei e disse : NÃO TEM PISCAS?!...ups...a carrinha seguiu-me durante uns bons minutos, passeamos imenso pela cidade...foi assustador...agora buzina QB.

    ResponderEliminar
  6. Bem, não sei se estão piores, acho que é um mal generalizado. Mas que as mulheres más condutoras me enfurecem, não há dúvida. Não por elas, que a azelhice lhes faça bom proveito, mas porque dão mau nome a pessoas como eu. Eu já buzinei mais, agora nem tanto. Mas, acreditem em mim, a homens com carrinhas e camiões, mandem-lhes beijinhos quando os ultrapassam. Garanto que tem mais efeito do que qualquer outra coisa. ;)

    Sagi

    ResponderEliminar
  7. Sónia, o problema não é a buzina, bem utilizada - senão retiravam-na pura e simplesmente (a ironia da pergunta final....). É a ira fruto da falta de humildade e civismo. Pura e dura.

    :)Sara, não me estou a ver a fazer isso:) A não ser que sejam umas figuras do cinema que, infelizmente, não cruzam as minhas bandas... :)

    ResponderEliminar
  8. Faty, eis mais uma das razões que me levam a não gostar de conduzir, sobretudo em Portugal. A falta de civismo grasse nesse país e eu não tenho paciência! Quando estive aí, há cerca de 2 semanas, também que aconteceu algo irritante: uma senhora ia à minha frente muito devagarinho (ao telemóvel) e ao chegar ao semáforo, apesar de estar verde, parou porque a conversa era mais importante do que a condução. Bom,apitei e quando ficou verde de novo, ela fez questão de arrancar muito devagarinho e de não sinalizar que ia virar. Eu que já estava irada, fiz a rotunda toda a apitar! Que triste figura a minha, mas não posso com idiotas irresponsáveis (neste caso) na estrada... Marla

    ResponderEliminar
  9. Ups, não reparei nalguns erros (ex: grassa)

    ResponderEliminar
  10. Como dizia o Carlos Barbosa de Oliveira acima, descarregam-se as frustrações ao volante. Pequeno exercício de poder mesquinho esse... Beijinhos para a Alemanha:)

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito:) Julgo haver uma explicação... o tuga mal educado tem sempre razão lol Lília

    ResponderEliminar