outubro 31, 2013

Amigos amigos géneros à parte


                    

"A amizade, entre um homem e uma mulher, é (o leitor que escolha): um bico de obra; uma coisa muito linda; ainda mais complicado que o amor; absolutamente impossível; amizade da parte da mulher e astúcia da parte do homem; astúcia da parte da mulher e amizade da parte do homem; só é possível se a mulher for forte e feia; impossível se o homem for minimamente atraente; receita certa para a desgraça; prelúdio certo para o romance; indescritível; inenarrável; sempre desejável; o que Deus quiser; o diabo." MEC

Uma amiga postou isto e achei muita piada. Eu, leitora, escolhia algumas, sem hesitações. Tenho amigos homens, essencialmente colegas, muito bons colegas, melhor dizendo. Amizades íntimas são poucas, sobretudo por opção e maneira de ser (independente). Poucas, dizia, sejam homens ou mulheres. Poucas mas muito boas, já agora. Quanto aos homens, e batendo certo com algumas coisas ali em cima sic MEC, a verdade é que perdi alguns amigos - vários - quando me casei. Foram deixando de telefonar, de aparecer, de estar comigo -ou  connosco. Agora não sei se o fizeram porque deixei de estar disponível, quer dizer, livre, ou se por respeito ao respetivo, do género pensarem que causariam algum tipo de aborrecimento, é bem possível. Também é possível que nestas coisas os homens sejam mais observadores do compromisso alheio, enquanto que as mulheres continuam atiradiças e conversadoras com os homens casados. Não é regra geral, mas é possível. Ou então é mesmo aquela coisa do é impossível uma amizade desinteressada entre um homem e uma mulher. A não ser que ele seja feio ou ela feia. Ou os dois feios, o que também é possível. Os dois bonitos e atraentes deve ser um berbicacho, sobretudo se forem casados, um ou outro, ou até, possivelmente, os dois. Por causa da ciumeira dos respetivos, que pode ser possível. Mas há casos e casos. Pode, no fundo, esta amizade ser o que as pessoas quiserem. Ou então o que Deus quiser, claro. E aí a amizade pode desembocar em romance, é possível. (E numa possível desgraça.) Ou não, o que também não deixa de ser possível. Posto isto, aos bons amigos. Se possível, bonitos e atraentes, o que me parece impossível. Mas é possível que os haja, é um facto. Com ou sem astúcia, eis uma boa questão.

10 comentários:

  1. :D Opinião que só me compromete a mim: Bons amigos, do sexo oposto, bonitos e atraentes... impossível!

    ResponderEliminar
  2. Experiência própria: as mulheres continuam, sim. Atiradiças, desrespeitadoras e fazendo-se passar por parvas ante homens comprometidos. Algumas, por mais sinais óbvios de desagrado que eles lhes enviem...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não duvido disso, não, Paulo! O mulherio pode ser assim, mesmo. "Somos" mais perigosas do que vocês :)

      Eliminar
    2. Fáty, as mulheres são indiscretas, o que obviamente não deixa de ser perigoso. Para nós, claro. O homem sabe mais nesta matéria. Movimenta-se muito melhor... E até hoje, ainda não existiu quem me convença do contrário... :))

      ( Agora a sério, acho possível amizade independentemente do género. Tive muitas na adolescência, puras o suficiente para lhes poder chamar de amizade. Hoje de facto, as mais profundas são com mulheres, e mesmo para essas o tempo escasseia. Penso que a idade é um factor importante nesse campo. Até porque a sociedade também tem toda ela uma palavra a dizer. Olha lá o Mec... :))...)

      Eliminar
    3. Acho que entre duas pessoas adultas, atraentes e/ou muito bonitas, casadas ou comprometidas, especialmente, não é possível manter uma grande amizade sem alguns riscos. Mas, lá está, possivelmente há e haverá exceções. :)

      Eliminar
  3. Há aqui muita coisa com a qual não concordo, Faty! Um homem e uma mulher só podem ser amigos se forem feios? Ou descomprometidos? E depois também não entendo bem a ideia da "amizade desinteressada". Porque se a amizade é "interessada", se calhar já é outra coisa. Também não concordo nada que "os homens sejam mais observadores do compromisso alheio" e a realidade está aí para o provar, se olharmos à nossa volta com atenção. Tudo isto, não é tanto uma questão de género, mas terá mais a ver com as pessoas. Porque há pessoas assim e outras mais "assado". E há muitas formas de amizade. E ela pode ser tudo o que nós quisermos, desde que estejamos de acordo. Tenho alguns bons amigos do sexo masculino, com quem nunca houve o mínimo clima de romance de nenhum dos lados ( e acho que não terá sido por nãos ermos muito bonito(a)s, :D ).
    Finalmente a questão do "risco": uma pessoa verdadeiramente "comprometida" (e falo de afectos e não de papéis) não corre riscos nenhuns. Ou então deve questionar-se sobre o seu "compromisso". Enfim, como diz Faty, "há casos e casos". Ou "cada caso é um caso", diria eu. Não sei se fui clara. Concordo com a CF quando diz "acho possível amizade independentemente do género". Porque para mim são as pessoas e não os géneros que tornam isso possível ou impossível.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há casos e casos, Isabel. A cada um a sua sentença, experiência própria e demais considerações e circunstâncias, o post não retira essa hipótese. Quanto aos "riscos" : os riscos podem não ter a ver com eles, seguros de si mesmos, maravilhosos em todas as frentes, mas com os respetivos que podem não achar piada. Podem existir ciúmes, ou não? E, pronto, eu não tenho tantas certezas de controlo das coisas (pelo menos quanto a Isabel :) Sobre isto e sobre coisa alguma. Cada vez tenho mais dúvidas :)
      Outro para si *

      Eliminar
    2. Sem querer ocupar muito espaço aqui, Faty, acho que não me fiz entender. Também não tenho certezas nenhumas de nada e muito menos o "controlo das coisas". Tenho a minha opinião, aqui diferente da sua como já aconteceu em tantas outras circunstâncias, baseada em argumentos que têm a ver com o vivo e com o que vejo. Vale o que vale. E aceito opiniões diferentes da minha, naturalmente. Pode haver ciúme, claro, desde que isso não seja excessivo. O que quis dizer quanto ao "risco" foi mais ou menos isto: quando estou "com" alguém mesmo que me apreça o Hugh Jackman a piscar-me o olho, eu não vou querer saber. e se tenho "vontade" de mais alguém é isso é um sinal de alguma coisa. O que é bonito no amor é justamente ter o mundo inteiro e não querer mais ninguém. Mas também acho um pouco sufocantes os relacionamentos não admitem amigos de ambos os lados e de ambos os sexos. Era mais ou menos isto. Agora calo-me. Beijinho

      Eliminar
    3. Gostei da sua definição de amor. :) Quanto ao resto, o post não é sobre o amor mas sim sobre os condicionalismos que pode ter uma amizade entre homem e mulher, amizade grande, íntima ( acredito, porque vejo, que há amizades que não são possíveis, pelo que disse, e mantenho). E muito menos o post é sobre mim - aliás quando é geralmente escrevo Intimismos na etiqueta/capítulo. Basta às vezes ver algo e venho aqui teorizar :) Vale o que vale, também, claro. E sem certezas. Uma excelente semana!

      Eliminar