outubro 21, 2013

Dura lex ou os trilhos da pobreza

                   

A questão da miúda de etnia cigana expulsa de França não se resume só ao facto de ser cigana - mas ao facto de ser cigana com poucos recursos socioeconómicos, ou seja, pobre. Fosse ela de etnia cigana mas cheia de dinheiro e oriunda de uma família com poder que ganhava a documentação (e até a nacionalidade) num abrir e fechar de olhos. Da mesma forma, quando os imigrante são ricos, sejam sírios, palestinianos, chineses, mexicanos ou somalis, a coisa parece ser mais favorável e bem-vinda, quando são pobres são a pior das desgraças. Tudo se resume à pobreza, à ausência de poder, numa palavra, ao dinheiro. A etnia não favorece, vai-se buscar argumentos contra ao baú dos preconceitos e do medo do que não conhecemos,  mas o vil metal dita as leis. Por falar nisso, a expulsão desta família e desta miúda estava na lei e o governo francês aplicou-a, é um facto. Resta saber se tudo o que é lei e é legal pode ser considerado humano e construtivo. Andam a roubar-nos à grande e à portuguesa, também, e nada mais legal (governos eleitos) e não se vê nada de construtivo, para aproximar mais a questão às nossas dores nacionais. E também está na lei as mulheres não fazerem mil e uma coisas em países das mil e uma noites e, como imaginamos, não é construtivo. Humanismo e direitos humanos andam, também aqui, longe. E tantos outros exemplos haveria para dar. 
Aqui como em outros casos, a lei é dura e a pobreza é muita. Ou a lei é dura porque a pobreza é muita. Essa é que é essa.

4 comentários:

  1. Hoje ouvi um caso na SIC Notícias que desconhecia, uma miúda de etnia cigana, penso que tem 14 anos, foi obrigada a abandonar a escola, porque não pode conviver com rapazes até casar, algo assim. Dizia o pai que as mulheres têm é de aprender a cozinhar, lavar e por aí fora. Por muito que tente nunca vou entender este género de situações neste século em que vivemos.

    Penso que "a lei é dura porque a pobreza é muita".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faty Laouinioutubro 22, 2013

      Ora aí está uma das razões pelas quais eu não podia ser cigana :) :)

      Eliminar
  2. Se há uma lei que vigora em todo o mundo é a força do dinheiro. Quem tem dinheiro, tudo pode. Quem não tem, está lixado... Marla

    ResponderEliminar