abril 23, 2012

Pegar o touro pelo cabo

Cabo Horn, CHILE

Situado no arquipélago da Terra do Fogo, este  tem sido outro cabo das tormentas para marinheiros e navegadores que desde sempre atravessaram mares e oceanos. De tal forma tem feito parte dessa cultura de mar que a literatura e também o cinema lhe têm dado algum destaque.
No filme “The Bounty” (Revolta na Bounty, Revolta no Pacífico, dependendo das versões) vemos como a travessia do cabo Horn constituiu uma dura provação para a tripulação, a cumprir a rota Inglaterra-Taiti. Também Charles Darwin, navegando no Beagle, expedição que levaria à Origem das Espécies, escreveu no diário de bordo sobre as águas perigosas do cabo.
Este é considerado o ponto mais a sul do continente sul-americano.  A origem do nome  Tierra del Fuego, em espanhol naturalmente, deriva do explorador português Magalhães já que, navegando para a coroa espanhola, foi o primeiro europeu a a visitar tais paragens. Para os amantes das epopeias dos mares, o Cabo de Hornos é, sem dúvida,  uma referência quer histórica quer geográfica.


O Recado, ESAP, 2008/09 

3 comentários:

  1. Eu, sortuda, já visitei o cabo das Tormentas, hoje Boa Esperança e sonho um dia visitar a Terra do Fogo, Patagónia e tudo o que de maravilhoso a Natureza criou entre a Argentina e o Chile. Não conheço o filme que refere, mas vou ficar atenta. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Dulce, o filme The Bounty, de 1984, é belíssimo. Com partitura de Vangelis e brilhantes interpretações de mel Gibson (muito jovem), Anthony Hopkins, Lawrence Olivier, Liam Neeson, etc. O livro de Richard Hough também é magnífico. Gosto destas histórias dos mares...:) (Joseph Conrad e outros também.)
    E, sim, a Natureza é maravilhosa. Beijinho para o Cabo da Boa Esperança aí:)

    ResponderEliminar
  3. A Argentina é um país que me desperta imensa curiosidade pela sua enorme diversidade, desde a cosmopolita Buenos Aires até às Pampas. A visitar um dia, sem dúvida!
    Marla

    ResponderEliminar