abril 04, 2012

10 films I´ve never cared to see


Porque se fizesse muita questão provavelmente tê-los-ia visto. Aqui vão, então, 10 sacrilégios cinematográficos.

1- My fair lady (Minha linda senhora nunca colou, pois não?)
Pois, eu sei que é adaptado de O Pigmalião, de George Bernard Shaw. Mas nunca o vi, embora lhe conheça a história, nem fiz esforço para. O Rex Harrison e aqueles chapéus da Audrey Hepburn nunca me seduziram. Que fazer?
2- A guerra das estrelas
Não vi nem quero ver. Reconheço passagens mas nunca tive paciência para ver todo o filme - ainda por cima repartido por vários. Ficção científica só alguma - 1984, Blade Runner, e pouco mais. Mas vi  o "Espaço 1999" em série durante anos para compensar.
3- Matrix
Tem tudo o que não gosto num filme: efeitos especiais, voracidade de imagens, efeitos especiais, écrãs, efeitos especiais, tecnologia, o total horror para os meus sentidos que apreciam coisas tão mas tão diferentes. 
4- Capitães de abril
Pois não vi todo. Conheço a história, reconheço o filme mas não calhou vê-lo inteiro. Sou abrileira (ver post de 3 de abril) mas o filme não me cativou, vá lá saber-se porquê, ou então nunca deu a horas que me desse jeito.
5- A vida é bela
Ui, reconheço que aqui a história é outra. Não aprecio o estilo trágicoapatetado do Roberto Benigni mas é um filme a ver quando der. A maternidade colocar-me-á em ternas lágrimas, certamente, pois sei do que consta.
6- Trainspotting
Não deve ser nada fácil de ver, a ver pelos posters e pelo conteúdo. Já há muito que me deixei de violências e underground stuff no cinema, não me apetece sair de lá mal disposta. Ou estarei enganada?
7- Voando sobre um ninho de cucos
É verdade, nunca cheguei a ver. Deve ser genial, tendo em conta os intervenientes e a crítica,  mas sempre pensei que era muito pesado. Nunca o procurei por causa disso.
8 - A cidade dos anjos
Filmes com o Nicholas Cage a bem dizer não gosto. É sensível pois é, adorado por muitos, mas sou dada a atores assim mais galãs. Bonitos, sedutores, que a verdade tem de ser dita. A ideia não é original, ainda por cima. Veio de Berlim, não veio?
9 - Harry Potter
Não tenho nenhuma mas nenhuma inclinação para fantasy films deste género. Feiticeiradas e mistérios a meu ver de miúdos fazem-me fugir para bem longe. Imaginação a mais não faz o meu género nem levo a sério.
10 - American pie
Não consumo filmes de adolescentes, não há pachorra. O único de que gostei mesmo foi Fúria de Viver mas nunca vi o James Dean como teenager. Era, feliz e infelizmente, demasiado complicado para sê-lo, ainda que muito jovem. Ou será porque sempre adorei dramas e não suporto a maior parte das comédias de hoje?

Hei de continuar esta série dos 10. Com coisas de que me lembre. E, já agora, qual é o seu sacrilégio cinematográfico?

16 comentários:

  1. Fatinha, de todos estes só "A vida é bela" é um must. (Tenho o DVD se quiseres)
    Também vi a cidade dos anjos, não é nada de especial. O capitães d abril p português n está mal.
    Os outros também me passam ao lado.

    ResponderEliminar
  2. Bom, eu sinto-me como um papa-filmes. Já vi tudo e mais alguma coisa... Desta lista, só não vi "Capitães de Abril" (mal conheço o cinema português, infelizmente) e "Voando sobre um ninho de cucos" (old movies, conheço poucos).
    Alguns desta lista seriam dispensáveis, outros não: "A vida é bela" e "A cidade dos anjos" velam a pena!
    Também há filmes que são mais orientados para certas faixas etárias: "Harry Potter" é para adolescentes (já vi, mas não faz o meu género), "American Pie" teve piada, quando o vi aos 24 anos (agora já não ligo) e "Trainspotting" é muito bom, mas claro é sobre drogas (não é para todos). Heavy stuff!!
    O meu sacrilégio cinematográfico? Nem sei bem... Eu diria que é o cinema português, que tem certamente muitos bons filmes. Infelizmente, anda muito no circuito independente e eu acabo por ter pouco acesso... Marla

    ResponderEliminar
  3. * correção: valem

    Já agora, eu não escolho os filmes pelo ator, mas pela história. Há muitos, muitos bons filmes sem galãs ou atores atraentes...
    Por isso, ainda tenho esperança que venhas a ver o filme "Dirty Dancing", um excelente filme sobre os dourados anos 60 (mesmo que não aprecies o ator):) Marla

    ResponderEliminar
  4. Pois é, a maioria não vi. Alguns por opção, como Harry Potter ou American Pie, que não fazem de todo o meu género, outros por impossibilidade, falta de tempo, mesmo! No entanto de todos, os que vi, um marcou-me bastante "A vida é bela". É uma verdadeira lição de vida! E como honro bastante o meu nome chorei como uma Maria Madalena!!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o modo como abordas o tema - tema, aliás, bastante original. É como falar de um não-facto, uma não-coisa.Gostei mesmo.
    joao de miranda m.

    ResponderEliminar
  6. :) Obrigada a todos, este tema é sempre interessante mesmo visto assim, está visto:)

    ResponderEliminar
  7. Não consigo mesmo aceitar A Vida é Bela... é um dos melhores filmes de todos os tempos! Fabio Constantino

    ResponderEliminar
  8. Miga não te desculpo a saga Guerra das Estrelas e o Matrix! Fico feliz pelo Blade Runner pk é um dos meus favoritos de sempre e por nesta lista não estar nenhum do mestre Tarantino :-) Ah! Eu nunca vi a Lista de Shindler! Será este o meu sacrilégio cinematográfico Faty? Oriana Marcelino

    ResponderEliminar
  9. Pois é Fábio - ainda por cima um filme da tua Itália! Mas escapar é humano::))

    Obrigada pela visita, Oriana! Só o cinema para me fazeres uma visita!:)

    Baci/Kisses

    ResponderEliminar
  10. Faço minha a sua lista e talvez lhe acrescentasse alguns "óscares".

    ResponderEliminar
  11. A sério? Que engraçado!:) E tem razão, faltarão aqui oscarizados, com certeza. :)

    ResponderEliminar
  12. Desses todos, só não vi o Matrix, porque não aprecio o género. Dos restantes, são imperdíveis os 5, 6 e 7. Quanto ao 4 é um documento histórico que me faz sempre vibrar.

    ResponderEliminar
  13. :) A vida é bela (podia ser mais se o coelho fosse só o da páscoa:), estou de ressaca ainda) - então, a ver, decididamente.:)

    ResponderEliminar
  14. A vida é bela, sim. Voando sobre um ninho de cucos, vale a pena, acredita. O resto, são apenas meras distracções. Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  15. Que belo comentário, Carla. De repente, parece ser muito mais do que sobre cinema.:) Muito obrigada e uma doce páscoa para ti ***

    ResponderEliminar