outubro 29, 2011

A simples o que é de simples


Andava para escrever sobre isto há algum tempo. E há três dias atrás dei por mim a explicar o significado de Less is more ao meu CEF de Tratadores. Automaticamente, veio-me à ideia a vontade em abordar o conceito de simplicidade, essencialmente no que diz respeito à escrita. Havia lido um texto do AJS na Tabu sobre o tema e dei por mim a pensar nisso e a tentar, eu própria, dissertar sobre o que afinal significa ter um estilo simples.
Não gosto de ou me identifico com tudo o que AJS escreverá mas recordo vários textos dele precisamente por serem simples, provavelmente. Com isto quero eu dizer que a simplicidade é amiga da clareza e esta da compreensão e esta da memória. Mas estou eu a afirmar que AJS escreve de forma simples? Escreve - ele di-lo, aliás, e chega mesmo a dizer que sempre foi acusado precisamente disso, dos seus textos serem demasiado simples, toscos, quase primários na forma. Que chegam mesmo a duvidar que ele os reveja e faça correções, como se a simplicidade não fosse ela, também, árdua de conseguir.
Mas estas voltas servem o meu propósito: dizer que também eu aprecio a simplicidade na escrita. Registo muito mais a mensagem do que quando leio textos demasiado elaborados,  densos, herméticos, intelectualóides, porque, muitas mas  muitas vezes, tal emaranhado nos leva a uma maior dispersão. Relembro agora mesmo alguns nomes cujos textos são habitualmente complexos, não me cativando e criando desnecessários obstáculos à retenção da informação ou captação da mensagem para uma desejável posteridade. Quantas vezes não lemos nós textos dos quais nos ficou muito pouco algum tempo depois? (Estou, nalguns casos, obviamente, a ser simpática.)
Nesta altura, poderá dizer-se que assim acontece por défice cognitivo. Mas a simplicidade, de quem a aprecia e sobretudo a de quem escreve, não é um reflexo de uma inteligência menor. Apenas é um estilo que reflete, sim, uma capacidade, em princípio natural, a de ser mais eficazmente claro. Não é, portanto sinónimo, de pobreza. Pode ser (basta recordar textos de alunos com dificuldades) mas não é necessariamente. Sobretudo, e obviamente, em escritores de renome, jornalistas conceituados, bloguistas de qualidade e outros. Claro que aprecio uma escrita interessante e envolvente, um estilo criativo, mas realmente não obscuro, não indecifrável, não sinuoso, não confuso, não rebuscado, pois realmente não. E são muitos os textos simples absolutamente grandiosos. E como ficam na memória, como se eternizam até.
Pessoalmente, sou demasiado autista e distraída e mais uns outros defeitos em cima como ler pouco comparada com leitores, diria, profissionais, para ter um léxico erudito, culto e variadíssimo como desejaria. De qualquer forma, para lá das limitações e perceções de quem gosta de escrever, são afinal os leitores os grandes juízes em relação a como se escreve. Inevitavelmente - Is less more?

6 comentários:

  1. Sem dúvida uma questão pertinente...Tanto mais nos dias de hoje tão cheios de vazio!Frases catastroficamente carregadas de nadas, sumptuosamente vestidas de presunção, hermeticamente vinculadas a filosofias e pensamentos desprovidos do sentir,mas hasteando intelectos de néon... enfim...Gosto da minha língua, rebuscada ou prosaica. Mas ,acima de tudo, gosto de entender o que leio e de me identificar com as leituras. Não gosto de me perder no que não me toca,nem de perder tempo com o que nunca me tocará...por não entender!

    ResponderEliminar
  2. Fui eu, quem escreveu Faty! beijocas,Nené

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Néné. Bj mt grande De facto, gosto de entender (e então saborear)o que leio e não me perder lá pelo meio. Coisas de gente simples :::)))

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. E como já te "leio" há alguns anitos (hehehe), atrevo-me a dizer que a tua escrita tem crescido precisamente neste sentido. Good for you! :))) Luisa

    ResponderEliminar
  5. "Less is more" sem dúvida!!! Sinto isso em tanta coisa...na escrita mas também na fotografia, na forma de ser simples e directa que tanto aprecio e em tantos outros aspectos que muito ganhariam em tender para a simplicidade tão difícil de atingir.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Luisa:)
    Pois Regina, na verdade, para mim também. :)
    Bjs para as duas

    ResponderEliminar