outubro 11, 2011

Puro abrigo


Vou só escrever um pouquinho sobre as pessoas puras. O facto da sua ausência total de malícia nos fazer sentir confortáveis, protegidos, serenos. E desta forma gostarmos sobremaneira de estar com elas.
Claro que há tipos de malícia que podem, por vezes, ser estimulantes, espicaçam-nos, fazem-nos dar uma resposta - por vezes também ela maliciosa, indo ao encontro da malandreca provocação. Mas o problema é que tal estímulo pode ser, ele também, cansativo, irritante se sempre constante. Para se conseguir estar fora da zona de conforto emocional é preciso estar-se forte,  fisica e psicologicamente. Ao invés, com as pessoas desprovidas de segundos sentidos e de jogos verbais, sentimo-nos abrigados mesmo em momentos mais desabrigados.
Lembro-me agora e de repente de algumas pessoas assim, sem intenções ocultas por detrás das palavras que soltam, das observações que fazem. As suas conversas são límpidas, cristalinas, saudáveis. Podem não nos arrancar  gargalhadas nem qualquer tipo de emoção mais forte mas é precisamente por isso que muitas vezes são tranquilizantes. Quem não precisa de uma tratamento spa de  vez em quando? Quem aguenta viver em constante ritmo de montanha russa? Quem não se revitaliza com silêncios cúmplices ou ausências de perturbantes brincadeiras por momentos?
As pessoas puras são cruciais sobretudo nos dias que compõem os nossos invernos interiores. Elas trazem um fiozinho de sol que aquece o desabrigo causado pelas palavras más, pelas palavras dúbias, pelas palavras que nos gelam. E, por isso, lembrei-me delas e escrevi para elas. Para que elas conservem a pureza do seu coração e a segurança que nos trazem aos afetos que sobrevivem ao alucinado torpor do quotidiano.

7 comentários:

  1. As "tuas" pessoas puras vão adorar ler este texto... Gostei (como já vem sendo habitual) e elas ainda mais ;-) Lilia

    ResponderEliminar
  2. Como é que consegues expressar tanta coisa , de forma tão clara ...
    Era mesmo isso Fátima , sinto aquilo que escreveste tantas vezes... Dina

    ResponderEliminar
  3. Olá Fatinha. Gostei, ...como sempre :) Com pessoas assim como descreves, não precisamos de despender energia a tentar descodificar o que é dito, nem a tentar preservar-nos em relação ao que é dito ou ao que dizemos (não sei se me fiz entender.... Beijo Isabel

    ResponderEliminar
  4. Adorei Amiga! Gracinda

    ResponderEliminar
  5. Puros abrigos...bálsamo para a alma e o coração. ♥ Gi

    ResponderEliminar
  6. 5 estrelas! é isso! Por vezes estamos mais preocupados em criar uma "boa impressão" do que em contribuir para um "bem estar". Tks Fatinha. luísa

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas. Escrevo para vocês e pessoas como vocês. :) Faty

    ResponderEliminar