outubro 19, 2012

Portuguese do it better?

Não me passaram ao lado as manifestações, evidentemente, embora não me tenha debruçado sobre elas de forma sólida. Não me movo na área do jornalismo nem da política para escrever de forma suficientemente sábia e que diga mais do que tantos bloguistas mais experts na matéria. De qualquer forma, saliento um pormenor, provavelmente algo em que muitos não terão pensado mas que a mim  me assaltou o pensamento. É apenas um pormenor, repito. No Facebook circulava há dias ou semanas (sou tão intemporal com certos tempos, por vezes) a foto da jovem abraçada ao polícia ( a tal miúda que depois viria a mostrar-se menos de uma forma e mais de uma outra numa revista cor de rosa). E como legenda da foto aparecia o seguinte: Portuguese do it better (por comparação com uma foto das manifestações espanholas em Madrid em que os ânimos foram bem outros). Ainda que muitos se espantem, não gostei nada do que vi/li. O que significa isso? Que somos melhores do que os espanhóis? Um povo pacífico (amorfo, é mais o caso) que sabe sempre comportar-se de forma digna, mesmo num protesto? Realmente é bom não haver violência. É bom as pessoas controlarem os impulsos mais primários, atitudes provocatórias e destruidoras de bens e património. É bom a polícia não exceder-se - nem os manifestantes. Mas isso faz-me sentir feliz? O ser melhor do que o povo espanhol? Exibir uma superioridade na desgraça? Condenando a violência, por vezes não é ela uma forma de desespero? Resultado de uma situação incomportável e que as pessoas já não controlam? Como posso sentir-me superior no desespero? Na tragédia? Não deveria estar solidária com um povo que sofre o mesmo que o meu? Partilhar a dor e não gabar-me da minha civilidade nestas circunstâncias? Não sei o que os leitores pensarão. Volto a dizer que achei descabido, arrogante e, mais, não gostaria que os espanhóis no Facebook pusessem "Spaniards do it better" em relação a qualquer coisa em que os portugueses porventura pudessem ter falhado ou estado menos bem. Que conclusão tola de uma manifestação. Tão desviante daquilo que verdadeiramente importa. Nós portugueses somos assim - falamos mal de nós próprios a maior parte do tempo, denegrimos, mal ou bem, a imagem da nossa sociedade frequentemente mas depois gostamos tanto de nos comparar por cima em relação a outros países assim que surge uma oportunidade.  Gostamos tanto de passar por um país de passivos, perdão, brandos costumes. Já tantas vezes li também não somos a Grécia, não somos como os gregos, bla bla. Depois espantem-se e indignem-se quando outros - os alemães, os franceses, etc - dizem ou parecem dizer algo parecido. Estou-me nas tintas para ver qual é a manifestação melhor. Quero é que elas resultem,  em práticas concretas para fazer face aos problemas. Cá e, porque não quero ser  etnocêntrica, também lá. 

4 comentários:

  1. Fazemos melhor o quê?
    A foto portuguesa deixa-me indiferente (näo a "comprei") a foto espanhola revolta-me.
    bfs

    ResponderEliminar
  2. Também não "comprei" a foto portuguesa, jrd. Assim como não compro a superioridade moral nestas circunstâncias.
    Obrigada, retribuo *

    ResponderEliminar
  3. Ontem, antes de ler o teu texto, li um do Ricardo Araújo Pereira elogiando o povo português. Era hilariante, como sempre! Já não o consigo encontrar.
    O que se passa é que os media tentam desviar a nossa atenção para questões fúteis e comparações que não interessam a ninguém. Marla

    ResponderEliminar
  4. Assim é, Marla.
    O RAP a elogiar os portugueses? Mas a parodiar, certo? Ou não? É texto novo? Ainda não li. Tenho um livro dele, das suas crónicas na Visão. Hilariantes.:)

    ResponderEliminar