outubro 21, 2012

A propósito

Pequenas reflexões, de propósito, e a propósito de...

A menina que ficou sem almoço numa escola. Custa a saber, trata-se de uma criança e seríamos capazes de o fazer? Mas não serão os pais também culpados pela situação extrema a que se chegou? Isto porque eu própria, sendo distraída com as datas de pagamento, uma vez fui avisada (aviso geral, que incluía outros mas também a  mim) de que se não regularizasse a situação até tal dia, na semana seguinte o(s) pequeno(s) não iria(m) poder comer na escola, em hora de ATL. Corri para a escola a amaldiçoar a distração crónica de que padeço (e o pai também) e tudo se resolveu, pagando atempadamente - quando já o devia ter feito. Assim sendo, penso que temos de estar atentos e cumprir com os compromissos. A não ser que não seja possível monetariamente. Mas aí as coisas devem ser apresentadas e discutidas - não sei se foi o que se passou.

Depois do Allgarve surge Poortugal, pelo The Economist. O trocadilho não é novo, essa piada circulou tantas vezes nas redes sociais já faz tempo. Penso ter partido dos próprios portugueses e pelo que vi online, o jornal britânico não clama a criação de tal epíteto para si. Não li o texto original. De qualquer forma, tem, teria graça, o trocadilho, não fosse a desgraça que tal jogo de palavras indicia. 

Durão Barroso a receber o Nobel da Paz, em nome da União Europeia, juntamente com outros dois responsáveis. A acreditar no que li, claro. Não deixa de ser, no mínimo, curioso que o anfitrião da cimeira dos Açores, em que se planeou ou ultimou a ideia iluminada de invadir o Iraque a propósito de armas que afinal não existiam, vá receber um prémio que significa em tudo o contrário. Ele há cada uma. Uma coisa é certa - quem se porta mal ainda recebe prémio. E isto é do pior se for essa a conclusão que tirarmos.

A história da miúda canadiana que sofreu de cyberbullying é assustadora e, mais uma vez, lembra-nos do perigo a que estão expostos miúdos e adolescentes face a um mundo virtual aliciante, enganador, criminoso. Costumo discutir esta temática com os alunos quando dou os media no 11º ano, as desvantagens da internet e a ameaça que pode constituir para as crianças e jovens em geral. Vou passar um filme brevemente, que espero poder contribuir para alertar os meus alunos. Aqui fica a sugestão:


Tenham um bom domingo.

7 comentários:

  1. Centro-me na criança que ficou sem almoço, não porque as outras não sejam importantes... Não me perdi com as justificações ou fundamentos que possam estar implicados. Não há justificação que justifique tal coisa...

    (Também já fui avisada. Uma vez, ao dia 10, mais coisa, menos coisa. Confesso, fiquei aflita, nunca me tinha acontecido. Afinal há mais como eu :)...

    ResponderEliminar
  2. jrd, que síntese mais significativa.:) Infelizmente :(

    Carla, também acho uma crueldade, claro. Mas não sei se teria já havido avisos vários ou não. E aí os pais também não estão isentos de culpa... Quanto ao resto, sou uma distraída crónica em coisas mundanas::))

    ResponderEliminar
  3. Fátima,

    Os pais da menina foram avisados um sem número de vezes e em nenhuma delas acharam conveniente dar uma só justificação para o não pagamento. Caso não pudessem pagar, estariam sempre abrangidos pela acção social escolar. Mas nada. Acharam que não deviam explicações... Outra coisa: a menina só não comeu com os outros meninos e foi-lhe dado lanche reforçado. Foi mau? Foi. Mas os pais não ajudaram nada!

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Bom, foi essa atitude que (trans)pareceu, embora não estivesse tão bem informada. Paulo, obrigada pelo esclarecimento, beijinho e boa semana!*

    ResponderEliminar
  5. Couldn't be more up-to-date. Discusses the first topic with my 8th form kids on friday. Shocking. You never EVER do that to a 5-year-old whatever the resons. kids can't pay for parents' mistakes.
    Sagi

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a frase final, totalmente - mas como resolverias tu a situação, Sara?

    ResponderEliminar