fevereiro 26, 2012

Acentuando

As caixas de comentários na blogosfera são de interessante análise. Não me apetece agora fazer nenhuma, mas que são ricas em diversidade, isso são. Ou por serem acutilantes, ou serenas, ou catastrofistas, ou divertidas, ou informativas, ou desafiadoras, ou sábias, ou um desastre, há de tudo. E ainda bem. Gosto de comentar ainda que não seja possível fazê-lo sempre (vontade não falta). E são realmente importantes para quem escreve, dão-nos um feed back que nos faz continuar e melhorar, à partida.
Tenho achado piada aos comentários, de pessoas que obviamente não conheço, anónimos e parecidos, em relação ao AO. Estou fora dessa guerra e entristece-me ver argumentos às vezes um bocadinho passionais, a necessitar de alguma humildade, abertura e racional frieza, simultaneamente. Mas cada um é livre, em relação ao tema, e escreve como quer, para já, e há que respeitar as opiniões - claro que também as de quem não faz disto uma cruzada, já agora. Até porque bem colocadas são igualmente válidas.
Mas o mais engraçado é verificar que no calor das sentimentais investidas aparecem coisas extraordinárias como: eu sou contra o AO porque defendo a minha língua, o saber escrever bem, o respeito pela fonética  e a fonologia, pelas regras, e a seguir vem isto estéticamente é muito mau e não sou capaz de faltar á palavra e..e... tantos outros. A mim aflige-me que quem diz escrever bem (porque) em acérrimo desacordo cometa estas incorreções. Ou será que em vez de tirarem acentos preferem colocá-los, como no primeiro exemplo? Era melhor tirá-los, no caso da preposição. Falta esta mudança, facilitaria a vida a muita gente. Que diz querer preservar a sua língua, claro. Imagine-se se intencionassem o contrário.

4 comentários:

  1. O grave é que são pessoas esdrúxulas com crises agudas...
    :)

    ResponderEliminar
  2. :):) Que bem apanhado, jrd!

    Boa segunda feira, aquele dia!

    ResponderEliminar
  3. Penso que a maioria dos erros que aparecem nas caixas de comentários se devem à pressa com que os comentários são feitos e não a erros de escrita ou construção.
    Desde o aparecimento do FB caixas de comentários mudaram muito. Hoje em dia são como um aceno " Olá, amigo, estou aqui!"
    Embora tenha cada vez menos tempo para visitar e comentar blogs e ter deixado de ler a maioria daqueles colectivos que em tempos foram considerados "de referência", é essa a percepção com que fico. Mas admito que esteja enganado...

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos. Não há qualquer dúvida que há imensas gralhas a teclar, eu cometo-as tb, claro. Mas não se trata aqui do caso, é mesmo recorrente, então na preposição nem se fala. Vi nas caixas de blogues coletivos, sim, que mt sinceramente comportam o bom e o (mt) mau... nem sei como os bloguistas às vezes aguentam tanto impropério. Aliás a preposição é o erro nacional, desde a restaurantes all over the country, a repartições e serviços públicos, até escolas... E tb já vi continuamente em blogues que têm mts mts seguidores, nos posts mesmo. Recorrente, acredite. Mas não sou fundamentalista, nem perfeita a escrever,de longe, sobretudo agora que ando um bocadinho perdida com o AO, que não defendi mas que adotei. O que me aflige é que quem o é em relação à "sua imaculada língua" dps cometa estes deslizes em coisas tão simples. Obrigada, mais uma vez. É um prazer tê-lo por cá.

    ResponderEliminar