janeiro 04, 2013

500



Estava a ver que me passava ao lado, mas não. Post nº 500, é verdade. O que significa? Bem, que no primeiro ano não escrevi quase nada, no segundo acelerei e no terceiro escrevi menos do que seria desejável, provavelmente. Venham mais 500, independentemente dos ritmos e das vontades, do possível e da inspiração.
O blogue é modesto, em números e no resto. Este mundo é difícil como os diabos. É mais fácil cá fora, apesar de tudo. Até porque, no mundo real, há um todo e os posts - crónicas ou textos -  aqui são apenas uma parte. E depois há outras questões. Da província, profissão desinteressante no sentido em que não é mediatizada, sem nome, furar entre milhares de blogues mais ou menos iguais (milhões no Brasil, não posso esquecer este país) é tarefa árdua. E figurar entre maiores, os de renome porque com nome(s), nem que seja só por referência, quase impossível. Talento, tempo e mais coisas seriam precisas. E ainda por cima, há elites. Mas também há surpresas maravilhosas, generosidades inesperadas e sem compromissos, reconhecimentos animadores e cruciais. Por isso e por mais, vamos indo, crescendo aos pouquinhos, amparada por amigos e leitores queridos e fiéis, palavras encorajadoras, afetos que se criam virtualmente, e pela enorme vontade e extremo gosto de partilhar ideias, pensamentos, tudo aquilo que me vai mais ou menos assaltando a mente. O prazer é colossal, numa aventura em que já poderia ter entrado há mais tempo e com mais conhecimento de como isto é e funciona. 
Ensino inglês. Preocupa-me saber escrever bem em inglês, língua em que fiz um natural investimento. A forma em português não será perfeita mas a minha responsabilidade máxima é com outra língua, de resto estou aqui para me divertir, expressar-me, partilhar, repito, aquilo que me faz refletir ou apenas coisas boas que vão acontecendo, preferencialmente boas, já agora. Não tenho responsabilidades públicas de nenhuma espécie a não ser a que referi há pouco. E pronto, é isto. Espero continuar a sentir alegria no AE, por vossa causa, exclusivamente, pois não sou fã de monólogos nem de coisas fechadas. Este blogue está sempre aberto, prontinho para receber-vos. Haja um certo número de coisas que o permitam. Como mais 500 posts, pois então.

25 comentários:

  1. Venham mais 500 posts.
    Parabéns :)

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Fátima!Pelo número alcançado, que deveria dar direito a comemoração e tudo e pelo blog, também. Leva-me 400 posts de avanço, mais ou menos :) Mas eu comecei há menos tempo... São só oito meses. Concordo consigo na maior parte:"No mundo real há um todo e os posts são apenas uma parte", por exemplo. Mas é também encantadora a dicotomia entre o que se esconde e o que se revela,porque adensa o mistério e suscita curiosidades de todo o tipo, digo eu. Já "figurar entre os maiores, entre as elites" não me parece relevante. E também não concordo que a sua responsabilidade máximo seja com o inglês, porque apesar de ser louvável que leve muito a sério a sua profissão, como sei que faz (e compreendo-a, até, porque tenho a mesma), o português é a sua língua e não pode nem deve ser ignorada. Dito isto e apesar de estas coisas serem absolutamente subjectivas, eu gosto muito do seu blog, justamente porque ele tem o que eu mais gosto: simplicidade sem ser superficial, leveza, descontração. E, deixe-se de coisas: a Fátima escreve muito bem! Prefiro mil vezes um blog como o seu do que aqueles que eu vejo por aí em estilo demasiado rebuscado, como se isso fosse sinónimo de um profundidade ou sensibilidade maior. Enfim, há gostos para tudo... Acho que já lhe disse isto: eu leio muitos, mas assim seguir mesmo só nove ou dez que são aqueles com os quais mais me identifico. E o seu está nos cinco primeiros. Por isso a Fátima é já como uma amiga, porque já tenho por si esta espécie de afecto virtual. Peço-lhe desculpa pela tamanho do comentário (quase maior que o post; mas quando me ponho "à conversa"...)
    Brindemos pois, a mais 500: tchim, tchim!
    Um grande beijinho
    Isabel Mouzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) A Isabel é uma querida. Este comentário merece uma resposta à altura :)
      1 - Há excessos que nunca pecam - a boa conversa é uma delas. :)
      2 - Simplicidade porque não sei estar de outra forma - defeito de base. :)
      3 - Não me faça sentir responsável pelo português correto, isso é que não :) Quero ser livre para errar :) Prazer, e não sofrimento, é o que pretendo do blogue. ;)
      4 - Também gosto de si, do seu blogue e da sua excelente escrita, já viu a referência ali no canto superior direito? :)
      5- Brindes? É para já:) Ao bom que a blogosfera traz!
      Mega beijinho, passe a quase contradição :)

      Eliminar
    2. a boa conversa é um deles (sorry) :)

      Eliminar
    3. Obrigada pela referência no canto superior direito, Faty, na qual ainda não tinha reparado... É, claramente, uma honra! ;)
      Já agora, ainda quanto ao português: errar, todos erramos. Quanto ao resto, não se preocupe, porque o seu português é do mais correcto que há.
      Façamos então dos blogues um prazer - nisso estamos de acordo!
      Beijinho

      Eliminar
  3. :) Parabéns Fátima. É continuar, que a fama, essa, vem-nos nos dias que vivemos, não nos posts que escrevemos. Beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida CF :) Sim, percebo o que dizes e concordo, mal ia a vida se fosse reduzida a isto :) A minha, quer dizer, pois tu, Carla, estás noutra dimensão. :) Beijocas e bom ano

      Eliminar
  4. Os primeiros quinhentos são os que mais custam. Depois a gente habitua-se...
    Parabéns!
    :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de ter razão, jrd. :) Obrigada e agradeço-lhe a sua amizade e fidelidade, tenho por si o maior afeto virtual. :):)

      Eliminar
  5. Ana Paula Reisjaneiro 06, 2013

    Parabéns! Venham mais 500! Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Um blog tem de ser algo que nos traga satisfação. Um momento de descontracção. Quer se fale de assuntos ditos sérios, quer se fale de assuntos ditos "fúteis", tudo faz parte da vida de um blog. Cabe ao autor fazer o que lhe dá realmente prazer. Sem pensar em terceiros. Sem pensar no que os outros vão achar. Sem pensar em elites. Sem pensar em rigorosamente nada. Apenas ser genuíno. Se alguém do outro lado do monitor gostar, quer se identifique, quer não. Óptimo! Se não for o caso, dramatizar não faz parte.

    Não me recordo de como vim parar ao seu blog, mas gostei do que vi. Gostei do que li. Gostei bastante das imagens que aconchegam as letras. Não simpatizo muito com blogs "secos". Leia-se por "secos", blogs só com palavras, ainda que as palavras sejam o mais importante. Mas acho que a vida, ainda que seja uma vida virtual, é bem mais interessante com música, com pintura e com cor.

    Parabéns Fátima e esqueça as elites e de como isto é difícil. Por vezes difícil é bom. Eu gosto do difícil ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu cá, não :) Passo bem (sem) a trabalheira que o difícil implica:) Deve ser da idade que avança :)
      Quanto ao resto, maria, qualquer prazer é maior quando os outros também o têm. Ou não? : ) E fico-me por aqui, obrigada pelos parabéns. :)

      Eliminar
  7. Olá Fátima, boa tarde. 500? 500! 500... Seguro-me ao teclado com toda a força pois estou com vertigens. Seriamente, os meus Parabéns: a quantidade de trabalho por detrás de textos como os que aqui vou lendo é grande, se a multiplico pelo número em questão... Como leitor, agradeço-lhe o empenho, o esforço e a possibilidade de sentir-me enriquecido por poder apreciar o mundo e a vida por outros olhos que não os meus. Um sincero abraço de felicitações. Venham mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, é grande a sua simpatia. Pois é isso mesmo, venham mais 500, quase como na canção.:) E com eles amigos virtuais que nos deixam palavras encorajadoras. Bem haja:)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. 500 posts são uma bela conta, pois são. Agora é continuar, Fátima, verá que outros 500 lhe cairão dos dedos e das teclas num instante.Parabéns.

    (eliminei a primeira forma do comentário porque estava com uns símbolos estranhos pelo meio. Tenho um problema nas teclas que não vejo como resolver)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ivone.:) Espero que sim, até porque fala quem (muito)sabe.:)

      Eliminar
  10. 500 posts é muita coisa! Que produtiva e criativa tens sido! Tens conseguido conjugar na perfeição qualidade e quantidade, tarefa nada fácil! Mas como és uma belíssima escritora e uma comunicadora nata, conto (contamos todos) com os teus belos textos,reflexões, emoções e outras partilhas... Beijinhos Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, tu sofres de um problema semelhante ao meu - uso de hipérboles, muitas vezes! :) Comunicadora aceito, quanto ao resto há muito que aprender:) Obrigada pelas palavras vindas do coração, embora tu sejas uma leitora de muitas viagens, muitas viagens, e muitas delas também físicas. Beijinho do tamanho do mundo que tão bem conheces *

      Eliminar
  11. É sempre um prazer passar por aqui. Gosto da sua voz autêntica e da sensibilidade com que escreve. Que este novo ano seja como um enorme pergaminho à sua frente pronto a ser preenchido. Deseje nele os seus paralelos e meridianos, porque a passagem do tempo não se mede apenas pelo regresso das sextas-feiras.

    Um beijinho grande e Prost!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Que bom ler as suas palavras, querida Helena. E esta abordagem geográfica no seu comentário deliciou-me ainda mais. Um enorme beijo e obrigada por tudo o que fez por mim - figurar com o meu AE no Domadora é uma honra maior, das maiores que tive até hoje. Cheers to you, too!

      Eliminar

  12. Muitos parabéns pelos 500! Agora vamos aos 1000! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu encorajamento, caro Anónimo. :) Tenho muito gosto em recebê-lo.:)

      Eliminar