janeiro 07, 2013

De profundis

Estou a ler Alberoni - Viagem pela alma humana - e eis que me deparo, logo no início, com o contraste entre superficialidade e profundidade. Deliciada, vejo também confirmadas algumas das teorias "made in me", inclusive aquela que diz que tudo passa para segundo plano quando temos um problema ou encantamento maior. Ou seja, as pequenas coisas da vida ao nível superficial perdem importância quando postas perante um encontro ao nível da profundidade. E que, a par do amor, do pensamento e da arte, são muitas vezes as experiências negativas que nos fazem entrever o sagrado.

O que fazer depois disto? - pergunto eu. Nada, a não ser viver. Superficialmente porque a profundidade não é comportável a tempo inteiro. E profundamente porque uma existência a valer não se coaduna com meras formas de superficialidade. Quando sentimos verdadeiramente? Quando sofremos? Lá na profundidade. Quando nos conhecemos a nós mesmos? Lá, sem dúvida. Quando nos divertimos? Quando nos irritamos? Na superfície. Quando rimos e festejamos? Na esfera das banalidades. Quando exultamos?  É possível que nas duas, dependendo do aspeto em questão, embora o êxtase maior, creio, advenha da vitória sobre dificuldades sérias.

Se é bom usufruir dos prazeres e necessários os diálogos ao nível da superfície, a verdade é que  pobre é aquele que nunca sai da trivial espuma dos dias, pois nunca descobriu um nível mais profundo, uma outra forma de existir, mais dolorosa ou mais sublime. Pois é nele que "vemos algo da nossa essência e daquilo que poderemos ser".

4 comentários:

  1. Mesmo quando lenta, a vida é uma valsa. Há que saber dançá-la.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo:) Há que saber dançar nessas duas toadas, embora muitos temam a parte mais lenta. É muito mais fácil o ritmo rápido e indolor da superficialidade.

      Eliminar
  2. Gostei! Que inspiradora deve ser a leitura de Alberoni! E abordas algo que eu considero essencial: o equilíbrio. Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um visão das pessoas e do que é ser humano, é o que este autor nos oferece. Enriquecedor, amiga.

      Eliminar