agosto 26, 2014

Inabitável evitável

Photo: O cessar-fogo entre Israel e a Faixa de Gaza deixa-me feliz. Pode não ser o ideal mas significa salvar muitas vidas inocentes apanhadas nesta loucura. A ONU avançou com a informação que se durasse mais tempo, Gaza seria inabitável já em 2020. Isto é chocante e seria mesmo uma espécie de extermínio... (não sou antisemita, insisto). Sei que por cá se fala do BES, das romarias, do FC Porto  e está-se de férias mas há quem sofra muito por esse mundo fora. E quando algum sofrimento acaba - pelo menos algum - temos de ficar felizes.

O cessar-fogo definitivo - acredito que sim - entre Israel e a Faixa de Gaza deixa-me feliz. Pode não ser o compromisso ideal, ainda, mas significa salvar muitas vidas inocentes apanhadas nesta loucura. A ONU avançou com a informação que, se a guerra durasse mais tempo, Gaza seria inabitável já em 2020. Isto é chocante e seria mesmo uma espécie de extermínio... (não sou antissemita, insisto, para que não haja quaisquer dúvidas). Sei que por cá se fala do BES, das romarias e festivais, do FC Porto na Champions League e está-se de férias mas há quem sofra muito - e de que maneira - por esse mundo fora. E quando algum sofrimento acaba - pelo menos algum - temos de ficar felizes. Eu cá fico.

4 comentários:

  1. Já com algum distanciamento, sou capaz de partilhar um certo alívio, mas não consigo acreditar num cessar-fogo muito longo.
    Espero estar enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o conflito tenha um fim.... pelo menos este, desta maneira, e para já.

      Eliminar
  2. Também concordo. O mais provável é que seja temporário (infelizmente) ... :(
    Afligem igualmente as outras guerras que abundam no mundo: Síria, Ucrânia e noutros territórios, que não são travadas devido a interesses / conflitos económicos das grandes potências.
    Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão da Palestina é crucial, por vários motivos. Um deles é a radicalização dos movimentos islâmicos que odeiam os EUA e o ocidente por serem aliados de Israel. Não é a religião mas a questão política que faz brotar o fundamentalismo ideológico.

      Eliminar