setembro 23, 2012

Há (des)graça e graça


Classroom Paintings - Mrs. Chamberlains Fifth Grade in Canajoharie by Elzbieta Zemaitis

As aulas começam e lá tiramos as rifas das turmas. Quando se dá continuidade (apenas defendendo-a se ela é vantajosa, porque tudo correu bem) a expetativa não é nenhuma em relação aos primeiros dias. Conhecemos os alunos e tal facto é extremamente apaziguador, pois tudo facilita, se nas condições referidas acima. Mas as turmas que se têm pela primeira vez representam sempre uma novidade e podem apresentar dificuldades. E isto porquê? Por causa dos engraçadinhos. Os engraçadinhos não têm graça nenhuma, embora pensem que têm. São o oposto dos alunos engraçados que, com graça natural, nos podem fazer e fazem sorrir e rir amiúde e contribuir para um excelente clima em sala de aula. Já vi que este ano me apareceram uns engraçadinhos, na pior das hipóteses. Na melhor, as graçolas que não têm piada da primeira semana poderão ser apenas reflexo de uma chamada de atenção inicial e de colocar o tradicional teste de início ao docente. Vamos pensar que sim, embora quem seja engraçado não precise de ser nem seja nunca engraçadinho. Nestas circunstâncias, ouvindo graçolas sem graça, as primeiras aulas são um medir de forças parvo e escusado que todos os anos temos de experienciar. E a verdade é que nem sempre há paciência nem ânimo para estas exteriorizações de "humor" mal educado e desbocado que grassa pelas salas de aula. A não ser que se tenha sorte e tenhamos alunos bons ou até excelentes na postura - como vou tendo, apesar de tudo. Por isso tenciono acreditar que as piadas que não o são não passarão da primeira semana.

4 comentários:

  1. Gostava de saber comentar este texto, mas creio que precisava de passar pela experiência e isso já não é possível.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Não precisa de comentar (embora saiba sempre:) ). O importante, jrd, é vir aqui com a amizade e lealdade de sempre. :)
    Quanto às "graças", acredite que fazem muito a diferença na sala de aula, na cabeça de quem ensina e na motivação para esta profissão dura.

    ResponderEliminar
  3. Fátima, vejo que partilhamos a mesma profissão :))

    por muita coisa que não caberia aqui dizer, acho que este ano estou com certa sorte!

    votos de um bom ano para si, sem as gracinhas desnecessárias.

    beijo.

    ResponderEliminar
  4. Pois então, cara colega, muito obrigada e um excelente ano também para si. :) Bem precisamos e merecemos:)

    ResponderEliminar