fevereiro 08, 2014

Um longo not like


De um modo geral. Não gosto de pessoas sem abertura, não gosto de pessoas que não são francas, não gosto de pessoas que não reconhecem os outros, a não ser que sejam dos seus - seja lá o que isso quer dizer -, não gosto de pessoas sem sentido de humor, não gosto de pessoas a rebentar de orgulho, não gosto de pessoas insensíveis, não gosto de pessoas cheias de certezas inabaláveis, não gosto de pessoas que não sabem ver o outro lado, não gosto de pessoas manipuladoras, não gosto de pessoas que se penduram nos outros, não gosto de pessoas muito lamechas, não gosto de pessoas com a mania da perseguição, não gosto de pessoas que se queixam mas não agem, não gosto de pessoas superficiais, não gosto de pessoas muito vaidosas, não gosto de pessoas essencialmente medrosas, não gosto de pessoas que chantageiam emocionalmente, não gosto de pessoas meramente passionais, não gosto de pessoas gélidas, não gosto de pessoas rígidas e formais a toda a hora, não gosto de pessoas que não sabem soltar uma gargalhada, não gosto de pessoas que falam sempre baixinho, não gosto de pessoas que gritam e falam aos berros, não gosto de pessoas que não sabem ouvir, não gosto de pessoas que implicam com tudo e nada, não gosto de pessoas que nos fazem perguntas sobre nós a torto e a direito, não gosto de pessoas dependentes, não gosto de pessoas incompetentes disfarçadas de boazinhas, não gosto de pessoas que não assumem as vulnerabilidades humanas, não gosto de pessoas que enganam ou pretendem enganar, não gosto de pessoas elitistas e snobs, não gosto de pessoas toscas e ignorantes, não gosto de pessoas sem alma, não gosto de pessoas sem coração, não gosto de pessoas só coração, não gosto de pessoas sinuosas, não gosto de pessoas demasiado simplistas, não gosto de pessoas que não me aquecem ou, o mesmo, não gosto de pessoas que me arrefecem. Pode, ao ler-se, pensar-se que não gosto de ninguém, nada mais falso. Posso até eventualmente gostar de pessoas que tenham uma ou mais do que uma, várias, destas caraterísticas. Mas pessoas fantásticas, admiráveis, poderão ser menos. Poderão ser mais difíceis de encontrar. Existem, porém. Existem sem estas coisas que me fazem gostar menos das outras, ou um bocadinho menos. Também é possível e bem provável que as pessoas de quem não gosto não de mim gostem. É justo e mais do que natural. E até que as pessoas fantásticas possam sentir o mesmo, embora duvide. As minhas pessoas fantásticas são tão fantásticas que eu gosto delas e elas, porque o sinto, de mim. Elas merecem um post para breve. Um "longo like", porque invulgar, raro e precioso, e porque eu gosto de dizer que gosto das coisas e das pessoas. Não invalidando que não goste mesmo nada de outras, primeiras e segundas. Gostar ainda é, felizmente, um ato livre.

6 comentários:

  1. Diria que tem um bom "não gosto"...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito que o jrd me acompanhe neste bom (não) gosto. :)

      Eliminar
  2. Engraçado que antes de chegar ao final deste seu texto pensei exactamente aquilo que a Fátima acabou por antecipar, dando-me a resposta sem sequer eu a pedir. Nisto:
    "Pode, ao ler-se, pensar-se que não gosto de ninguém, nada mais falso".

    Não pensei que não gostasse de ninguém, mas dava a sensação que gostaria de muito poucas pessoas. Porque tenho para mim que num dado momento acabamos por ter, quer queiramos, quer não, uma destas características.

    Tenha um bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, maria, mas interprete como quiser. Só digo que são coisas com as quais não poderia viver com. :) E há diferentes graus no gostar. Sou livre para gostar e não gostar de coisas e pessoas.

      Eliminar
  3. A lista é assustadoramente longa, mas é bom sabermos do que não gostamos nos outros e sobretudo, acabar o texto com um "like". Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista não é longa, há muita coisa de que não gosto - nem tu nem ninguém. Apenas assusta porque escrevi "não gosto de pessoas que..." levando a uma generalização que não funciona como parece. Talvez o estilo tenha assustado. Mas é verdade que já vamos com sorte se em 100 gostarmos verdadeiramente de 10 pessoas. Ou andamos a dizer que em Portugal as pessoas são "pequeninas" ou não andamos. Umas vezes achamos que sim, outras não? Percebes o que quero dizer?

      Eliminar