Podemos ter opinião - temos direito a ela - mas se não experimentámos ou vivemos certas situações a nossa opinião não é tão sábia como quem as experimentou ou viveu. Estar dentro ou fora faz, quase sempre, toda a diferença. Quer neguemos isso quer não.
Concordo com o princípio, Fátima, mas:
ResponderEliminar1- Há quem por estar "dentro" não admita uma só opinião diversa de quem está "fora";
2- Muitas vezes é importante ver as coisas com um certo distanciamento, vistas de fora, sem os constrangimentos de quem tem interesses e está de facto "dentro".
Não concorda, Fátima...?
Concordo, sim senhor. O distanciamento, em termos de opinião, é sempre favorável. Aliás, Paulo, o post cobre isso mesmo: "certas situações", "quase sempre".:) Mas opinião não é sinónimo de experiência, neste caso, e esta última, muitas vezes, é mesmo necessária. Nomeadamente para a compreensão das dificuldades alheias. Alguns exemplos: quem nunca passou por uma depressão, quem nunca teve filhos, quem nunca viveu com ninguém, quem nunca viajou, e tantos outros exemplos, não tem a experiência de quem, bem ou mal, o fez. Podem opinar e muito bem, até melhor, mas falta a experiência, que tantas e tantas vezes tudo muda... ou não :)
Eliminar